Sempre orientamos aos outros sobre cuidar da saúde e prevenir doenças. Mas você sabe qual a real importância de realizar exames de rotina?

O checkup é uma bateria de exames clínicos laboratoriais e de imagem, que servem para verificar o estado de saúde de uma pessoa. Além disso, é também uma forma de fazer o diagnóstico precoce de muitas doenças, como câncer e doenças degenerativas.

Assim, são conferidos diversos indicadores de saúde, como peso, índice glicêmico, pressão arterial, batimentos cardíacos, além de imagens dos órgãos internos. Além disso, é analisado todo o histórico familiar do paciente, dando-se atenção àqueles problemas que podem surgir com o tempo.

Qual é a importância de fazer exames de rotina com frequência?

A saúde preventiva tem ganhado atenção especial e se tornado um desafio para a medicina nos últimos anos. Afinal, a cada dia surgem novas doenças graves — ou aumenta a incidência delas em decorrência, principalmente, dos hábitos modernos, do sedentarismo e do estresse.

É reconhecida a importância de se adotarem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e procurar formas de relaxar. No entanto, a qualidade de vida e a longevidade ainda são bastante prejudicadas pelo dia a dia corrido. Por isso, é essencial consultar um médico para realizar exames de rotina para a prevenção e acompanhamento de doenças.

Mesmo assim, ainda é comum que as pessoas procurem um médico apenas quando sentem um sintoma, como dores ou algum defeito aparente. O problema é que muitas doenças graves podem ser sintomáticas apenas quando já são difíceis de ser tratadas. Esse é o caso de quase todos os tipos de câncer, que podem ter as chances de cura reduzidas a zero nos estágios mais avançados.

Dessa forma, os exames de rotina são importantes não apenas para prevenir um problema de saúde, mas também para detectá-lo o quanto antes. Na atualidade, já existem métodos modernos para identificar uma anomalia ou enfermidade bem no começo, aumentando bastante as chances de cura. Daí a importância de todas as pessoas fazem checkups com regularidade.