Pequenos hábitos e movimentos errados do cotidiano podem prejudicar a coluna

Sentar-se errado na cadeira do escritório, na escola, dirigir e fazer tarefas domésticas na posição errada pode causar sérios problemas futuros à coluna, e a prova disso é que cada vez mais jovens estão procurando as clínicas de ortopedia e fisioterapia por conta de problemas causados pela má postura.

Quando mantemos a postura correta, além de preservar nossa coluna e evitar dores, ainda garantimos benefícios como um aumento na autoestima e até a diminuição da barriga.

Confira, abaixo, algumas dicas para preservar uma boa postura durante as tarefas mais comuns:

  1. Na hora de escovar os dentes: com uma mão sobre a pia e o pé, do mesmo lado do corpo, apoiado em um pequeno banco. Faça uma pequena inclinação para frente e contraia o abdômen, focando o movimento no quadril.
  2. Dirigindo: use uma almofada para dar suporte à lombar e ajuste o banco para que seus pés alcancem os pedais enquanto os joelhos ficam levemente flexionados. Os braços também devem ficar livres ao movimento, com uma leve dobra dos cotovelos.
  3. No computador: é preciso ajustar altura e distância da mesa e do computador, para que o usuário tenha sempre os pés retos e apoiados sobre o chão, e a coluna bem alinhada. Se você usa óculos, deixe o monitor um pouco abaixo da linha de visão, para evitar que a nuca fique sobrecarregada.
  4. Dormindo: a posição ideal é dormir sobre um dos lados do corpo, com um travesseiro sob a cabeça e outro entre as pernas, mantendo o alinhamento da coluna.
  5. Tarefas domésticas: ao cozinhar e lavar louças ou roupas, o ideal é apoiar um dos pés sobre um banco baixo e contrair os músculos da barriga, para manter a coluna ereta.