Você possui um grande volume de pele em sua região abdominal e tem a sensação de que está sobrando pelanca? E não importa se essa quantidade gerou a popular “barriga de avental” ou não, se as sobras incomodam muito, mas a relação emagrecimento e abdominoplastia geram dúvidas em sua cabeça, esse post é para você.

Mas antes de descobrir se é necessário perder peso antes de fazer a sonhada cirurgia de abdominoplastia, é preciso saber o que é esse procedimento. Vamos descobrir?

O que é abdominoplastia?

Trata-se da cirurgia plástica criada para eliminar o excesso de pele e de uma pequena quantidade de gordura da região da barriga (abdômen). Ela tem a finalidade de aprimorar o contorno da musculatura desse local, melhorando toda a silhueta.

Preciso perder peso antes da abdominoplastia?

Para responder a essa pergunta, devemos pensar que não faz sentido fazer o procedimento em quem está muito acima do peso. Isso porque, o principal objetivo da técnica é a eliminação de pele excedente.

E como, em geral, a grande sobra de pele é, justamente, causada por uma grande perda de peso, além de uma gestação, praticamente não haverá sobras de pele se a pessoa está acima do peso normal.

Para quem está acima do peso

No entanto, se você precisa (ou deseja) perder muitos quilos, é provável que a eliminação da gordura gera o acúmulo de pele. Além de ficar esteticamente desagradável, essa pelanca pode causar uma série de incômodos.

Esses inconvenientes aparecem na hora de vestir suas roupas e na tração da pele com o corpo, podendo causar irritação local — popularmente conhecida como assadura.

Com tudo isso, fica fácil entender que quem quer fazer o procedimento e está acima do peso pode se beneficiar do emagrecimento e abdominoplastia. Isso porque, se a pessoa remover o excesso de pele e depois voltar a emagrecer, haverá mais pele sobrando e ela terá a sensação de que o procedimento foi perdido.

Ou seja, é recomendado que quem possui excesso de pele na barriga e, além disso, deseja emagrecer, pode emagrecer e, só então, fazer a abdominoplastia.

Para quem está no peso ideal

As pessoas que estão dentro da faixa ideal de peso — o cirurgião plástico poderá ajudar a pessoa a descobrir qual é essa faixa — não precisam perder peso para passar pelo procedimento de abdominoplastia.

De qualquer forma, qualquer que seja seu caso, se você precisa perder alguns quilos ou se está em seu peso ideal, poderá fazer abdominoplastia, só que no primeiro caso será recomendável, como dito, emagrecer primeiro.

Será que a abdominoplastia emagrece?

Outra dúvida comum que pode surgir sobre a questão emagrecimento e abdominoplastia é se o procedimento emagrece. Como dissemos, o objetivo da abdominoplastia não é emagrecer e sim eliminar a pele abdominal excedente.

No entanto, como qualquer outro órgão, a pele tem peso e, dependendo da quantidade retirada, a balança mostrará um valor menor do que o que você está acostumada a ver. Mas esse emagrecimento não será pela gordura.

Agora que você já conhece tudo sobre o tema emagrecimento e abdominoplastia, está confiante para fazer o procedimento?