Uma pessoa mais atenta ao significado das palavras entenderá o que é perfiloplastia assim que ler o nome do procedimento. Se esse não é seu caso, continue lendo, pois nesse post, além de explicar o que é, nós também mostraremos em quais casos essa técnica é indicada. Confira!

O que é perfiloplastia?

Trata-se do procedimento que visa alterar o formato do nariz e do queixo ao mesmo tempo. Ou seja, ao fazer uma Perfiloplastia é como se o paciente se submetesse à Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) e à Mentoplastia (cirurgia plástica do queixo) ao mesmo tempo.

 

A vantagem de realizar essa técnica é melhorar o perfil do paciente como um todo. E aqui voltamos ao que mencionamos na introdução. O nome perfiloplastia foi criado porque ele aprimora o “perfil” fazendo com que o resultado seja extremamente mais satisfatório do que fazer apenas um ou outro procedimento — se a pessoa tiver indicação para fazer ambos, obviamente! Mas isso é assunto para o próximo item! Acompanhe!

Para quem a perfiloplastia é indicada?

Muitas vezes, a pessoa procura o cirurgião plástico queixando-se do formato do nariz ou do queixo. Mas, com o olho apurado de um bom médico, o profissional pode sugerir a você — após um exame das características do seu rosto e das suas expectativas — uma outra opção.

 

É aí que entra a perfiloplastia. Isso porque, ele poderá concluir que, para atingir os seus objetivos, não bastará mexer apenas em um dos órgãos (nariz ou queixo), mas sim em ambos.

 

É claro que também pode acontecer de você já chegar ao médico com o desejo de fazer a cirurgia. Isso porque, você pode estar insatisfeita com a aparência do nariz e do queixo.

 

Para essas pessoas, a grande vantagem da perfiloplastia é se submeter a apenas um procedimento, em vez de fazer uma rinoplastia, por exemplo, e após um ano fazer uma mentoplastia.

Como é o pós-operatório da perfiloplastia?

Você pode estar se perguntando se operar nariz e queixo ao mesmo tempo trará um incômodo maior durante o processo de recuperação. E foi pensando nisso que preparamos essa parte do post, confira!

 

Primeiramente, o tempo de duração da cirurgia é maior do que se ambos os procedimentos fossem realizados separadamente, cerca de cinco horas, mas o resultado compensa.

Depois da cirurgia, é comum sentir todo o rosto inchado, por isso, haverá curativos tanto no queixo quanto no nariz. Assim, programe-se para repousar bem e se afastar por alguns dias do trabalho e da academia.

 

Algumas dicas a ajudarão a passar por essa fase “pré-perfil renovado” com mais tranquilidade. São elas:

 

  • faça compressas de solução fisiológica fria ou gelada;
  • alimente-se de forma equilibrada e prefira preparações pastosas e líquidas para facilitar na mastigação;
  • evite sofrer traumas em toda a área do rosto, tomando cuidado com os movimentos. Incluindo a posição de dormir e ao entrar e sair de lugares;
  • evite grandes alterações de temperatura e exposição à luz do sol;
  • obedeça todas as recomendações médicas .

 

Além de tudo isso, não esqueça de retornar ao médico para alcançar o resultado esperado e fazer uma boa manutenção da sua Perfiloplastia.