Você tem algumas dúvidas sobre fazer uma cirurgia plástica depois de passar por um processo de grande emagrecimento? Então iremos te ajudar a esclarecer certos pontos muito importantes sobre o assunto. E vamos fazer isso mostrando o que é mito e o que é verdade sobre o tema. Vamos lá?

Cirurgia plástica após grande emagrecimento: mitos e verdades

1) Existe uma idade máxima para a realização de uma cirurgia plástica depois de passar por grandes emagrecimentos.

Mito. Realizar a cirurgia plástica tem a ver apenas com o estado de saúde do paciente. Após a consulta com o especialista, os exames que ele solicitar avaliarão as condições clínicas da pessoa. Se tudo estiver em ordem, a cirurgia plástica poderá ser feita.

A realização ou não do procedimento tem a ver com a condição clínica do paciente através da avaliação de uma equipe multidisciplinar. Se todos os exames estiverem em ordem e permitirem a condição segura de uma cirurgia plástica, a operação será realizada.

2) Uma mulher poderá ficar grávida depois de ter passado por uma cirurgia plástica após emagrecer muito.

Verdade. Se o médico liberar a paciente e o pós-operatório for tranquilo, não existem impedimentos para que a mulher fique grávida. No entanto, após a gravidez a pele de algumas regiões — principalmente no abdome e nas mamas — pode ficar flácida novamente.

Com isso, poderá surgir na mulher o desejo de realizar uma nova cirurgia plástica. E, novamente, estando a mulher em boas condições de saúde, não há impedimento para que ela passe por outra cirurgia plástica. É claro que, para isso, ela precisará esperar um tempo para que seu corpo se recupere totalmente da gestação.

3) Após grandes emagrecimentos, o paciente precisa realizar uma cirurgia plástica corretiva.

Mito. Não é sempre que é necessário passar por uma cirurgia plástica depois de grandes emagrecimentos. Dessa forma, caso deve ser analisado individualmente, sobretudo se houver grandes sobras de pele e flacidez.

4) A cirurgia plástica é capaz de remodelar o corpo do paciente por eliminar o excesso de pele resultante dos grandes emagrecimentos.

Verdade. É de acordo com o volume de pele perdido e a condição dessa pele, que pode ser indicada a realização de uma combinação de procedimentos para conseguir um melhor resultado.

É importante salientar que a cirurgia corretiva não possui apenas função estética, mas também resolve problemas funcionais na realização de certas tarefas do dia a dia.

5) Após um ano de ter feito a cirurgia bariátrica, a pessoa, em geral, engorda, mas ainda assim a cirurgia plástica pode ser realizada.00

Mito. Em geral, o paciente só volta a ganhar peso por não adquirir hábitos saudáveis, como adotar uma dieta mais nutritiva e com baixo teor de calorias, bem como passar a praticar atividades físicas regulares.  

No entanto, é preciso estabilizar o peso do paciente para a realização das cirurgias corretivas. Isso é importante para a obtenção de melhores resultados.

Esperamos ter esclarecido as duas dúvidas em relação ao tema grandes emagrecimentos e cirurgias plásticas, mas se restou alguma dúvida, entre em contato com a Clínica de Cirurgia Plástica Master Health está apta a responder às suas perguntas.