Nós sabemos que terminar um relacionamento não é algo fácil. Você sente como se tivessem arrancado uma parte sua, deixando um vazio enorme e fica em pânico ao imaginar que, a partir de agora, está sozinha. Então, não importa se a sua relação durou três meses ou dez anos, você viveu momentos importantes com a outra pessoa e deixar tudo isso para trás é um processo doloroso.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a superar um término e enxergar beleza onde muitas vezes você acha que é só dor e vazio. Então, que tal tentar?

1 – Chore

Chore mesmo! Deixe sua dor sair para fora e chore até que não tenha mais lágrimas para secar. Um término é um processo de dor. Essa é só mais uma etapa que te ajudará a seguir adiante e enfrentar os próximos passos. É importante que você se permita sentir. Fazer esforço para estar bem não te permite processar o que está vivendo e resulta em desgaste emocional desnecessário.

2 – Cuide de você mesma

Coma bem, durma bem e faça exercícios.Lembre-se que o sofrimento não vai fazer o tempo passar mais rápido. Se você descuida do seu físico,o mal estar em relação ao seu corpo se juntará ao seu psicológico abalado, afetando de forma negativa sua autoestima.

3 – Procure apoio emocional com as pessoas mais próximas

Muitas vezes, nossos relacionamentos nos afastam de amigos e parentes com quem antes tínhamos  uma boa relação. Recuperar e fortalecer esses laços podem te ajudar a formar uma rede de apoio emocional para que não atravesse esse período sozinha. Procure alguém para desabafar suas emoções.

4 – Não tenha medo de buscar ajuda profissional

Se você não puder contar a rede de apoio descrita no item anterior, pode acontecer de você se isolar e acabar com uma depressão. Se você não consegue confiar nas pessoas que estão ao seu redor, procure algum tipo de terapia que te permita  ver a sua situação sob um outro ponto de vista. Você não precisa atravessar essa fase sozinha.

5 – Faça mudanças na sua vida

É um bom momento para fazer mudanças na sua imagem e também do lugar onde você vive. Conheça gente nova, leia, escreva, viaje (mesmo que for sozinha), faça um curso, descubra novos hobbies. Sabe aquele projeto que você está adiando? Comece agora! Expanda seus horizontes! Esse é o melhor momento!

6 – Se distancie das redes sociais

Mas é temporário. Isto é porque através delas, você pode obter certo nível de informação e, provavelmente, sua imaginação irá preencher as lacunas de maneira cruel e dolorosa. Melhor manter distância dessas fontes de informação se quiser superar o fim do relacionamento e esquecer do seu ex.

7 – Evite o contato com seu ex

Ainda que pareça difícil, reduza ao máximo as possibilidades de ter contato com seu ex. A comunicação ( que também inclui as redes sociais) intensificará o mal estar e fará com que seja mais difícil superar essa relação.

8 – Escute músicas alegres

Evite as músicas  melancólicas ou as que te lembram o seu ex-parceiro. Mas tente escutar as músicas alegres, que tragam boas sensações e que te façam sorrir. Isso te ajudará a manter uma atitude mais otimista.

9 – Faça coisas que te deixem feliz

As vezes, em um relacionamento, deixamos de fazer algumas coisas que gostamos para agradar o parceiro. Por isso, aproveite esse momento para fazer alguma atividade que vai melhorar o seu humor.

10 – Pense em você

O que você irá fazer agora? Como você gostaria de viver sua vida de agora em diante? Comece a trabalhar para isso. Então, veja o que é necessário para alcançar os seus objetivos e comece o mais cedo possível. Você tem a oportunidade de realizar novos sonhos e conquistar as coisas que você considera importantes para a sua vida.