Você já sabe que a grande maioria das cirurgias plásticas visam a estética, ou seja, não estamos com nenhum problema de saúde, mas desejamos nos sentir mais belas e com a autoestima lá em cima — e que assim seja! Assim, tendemos a não levar o pré-operatório muito a sério. Mas isso é um erro, já que se trata de uma cirurgia como outra qualquer.

E foi pensando nos cuidados gerais que você deve tomar antes de uma cirurgia plástica que preparamos este post. Continue lendo e confira tudo o que precisa saber (e fazer) alguns dias antes da operação!

Principais cuidados do pré-operatório

Nas consultas que antecedem a sua cirurgia plástica terá início uma fase chamada “pré-operatório”. Ela é composta por algumas etapas, todas elas muito importantes para o sucesso da sua cirurgia. Vamos conhecê-las?

Questionário do pré-operatório

O cirurgião plástico fará a você uma série de perguntas e você deve respondê-las com muita sinceridade. Não omita nem invente nada, afinal, não é hora para brincar com a sua saúde.

Ele vai querer saber se você tem alguma doença crônica, alergias e também se já teve reações a anestesias. Ele perguntará se alguém da sua família tem essas doenças também. Ele ainda questionará se você já fez outras cirurgias, se houve alguma complicação, etc.

Nesse momento, é importante você dizer a ele — mesmo se ele não perguntar — se você já teve queloides (uma cicatriz de aspecto desagradável e característico) após cirurgias anteriores. Essa informação poderá alterar a conduta dele no ato da sutura e também nas recomendações para evitar o problema.

Ele ainda perguntará a você sobre o seu estilo de vida e hábitos. Assim, espere perguntas como: você fuma, bebe, se alimenta bem e quais medicamentos usa? Responda a verdade, pois tudo isso influencia na conduta do médico e do anestesista.

Exames pré-operatórios

A partir das informações anteriores, o médico solicitará a você uma série de exames visando checar o seu estado geral de saúde. Isso porque seu corpo precisa estar em perfeitas condições para evitar qualquer intercorrência durante a sua cirurgia plástica.

Os principais exames são: eletrocardiograma (checa o ritmo dos seus batimentos cardíacos), exames de sangue, raio-x de pulmão, entre outros. Além disso, serão solicitados exames específicos para a área do corpo que será operada.

No caso de mamoplastia de aumento, por exemplo, uma mamografia e um ultrassom de mamas também será pedido.

Orientações gerais para a semana que antecede a cirurgia

Entre uma semana a 10 dias antes da cirurgia, o médico falará quais são os medicamentos que você deverá evitar, entre eles, certamente aqueles que contêm ácido acetil salicílico (AAS, aspirina) na composição.

Nessa fase, alguns alimentos devem ser evitados, como chocolate e carne de porco, pois costumam atrapalhar a cicatrização e formar edemas. Prefira alimentos leves e saudáveis.

Além disso, hidrate-se bem durante essa semana, fuja do cigarro e das bebidas alcoólicas, pois são extremamente prejudiciais para o bom andamento do procedimento e no pós-operatório.

No dia anterior à cirurgia, procure dormir bem, fugir dos fast foods, e começar o jejum no horário recomendado pelo médico, mas que, em geral, é de no mínimo 8 horas.

Já no dia de começar o processo de ficar mais linda (o dia da cirurgia) continue com o jejum (alguns medicamentos do seu uso contínuo podem ser tomados, mas antes pergunte ao médico).

Além disso, retire o esmalte das mãos e dos pés, tome um banho, leve uma muda de roupa confortável para vestir ao sair do hospital e os acessórios solicitados pelo médico para o seu pós-cirúrgico, como sutiã cirúrgico e malhas compressivas — se o procedimento exigir.

Com tudo pronto, dirija-se ao hospital com os documentos necessários à internação. Siga as orientações da equipe de enfermagem e boa cirurgia!