A maior desculpa das pessoas para não praticarem exercícios físicos é a falta de tempo e a vida corrida

Segundo o gerente médico da Central Nacional Unimed, Dr. Wolfgang Harry Loscher, as pessoas se esquecem de que, no dia-a-dia, queimamos calorias em atividades corriqueiras.

Uma pessoa de 70 kg pode gastar 226 calorias deixando o elevador de lado e subir três lances de escada. Um beijo de um minuto pode gastar 8 calorias, uma caminhada rápida, suando a camisa, cerca de 500 kcal/hora e uma relação sexual reduz cerca de 700 kcal/hora.

Quem vai para o trabalho de ônibus pode descer uns 500 metros (um ponto) antes ou depois e caminhar cerca de 5 minutos, que são suficientes para queimar cerca de 40 calorias.

Atividades normais como limpar a casa, jogar vídeo game, levantar para trocar o canal da TV contribuem para a perda de calorias e o combate ao sedentarismo. Seguindo algumas dicas do Dr. Wolf sua saúde agradecerá e você verá como é mais fácil do que parece balançar o esqueleto.

Não fique parado. Se você trabalhar em escritório, levante-se de vez em quando e caminhe um pouco.

Suba pela escada até três andares e desça até cinco, se o seu preparo físico permitir, é claro. Fique atenta ao salto alto para não perder o equilíbrio.

Guarde o controle remoto da TV. Assim, você será obrigado a caminhar se quiser trocar de canal. Aproveite o período após as refeições para  auxiliar o processo de digestão.

Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para se exercitar um pouco.

Faça pequenos serviços domésticos. Limpar a casa queima 300kcal/hora. Passear com o cachorro outras 150kcal/hora.

Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver que carregar muitas compras ou objetos pesados.

Faça alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Alongar ajuda a relaxar, melhora a concentração e queima calorias, principalmente se você trabalha muito tempo em frente ao computador.

Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordem. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas – nozes, amêndoas ou castanha do Pará).

Consultoria:
Dr. Wolfgang Harry Loscher, gerente médico da Central Nacional Unimed.