Dizem que o rosto é o nosso cartão de visitas, certo? E não há como ser diferente, pois ele sempre está à mostra, não importa se estivermos vestidos dos pés à cabeça ou com roupas mais fresquinhas e decotadas. Por isso, as cirurgias faciais são tão procuradas, não é mesmo?

E se você já pensou em fazer um procedimento para deixar seu rosto mais atraente, provavelmente, um dos que citamos abaixo está entre suas escolhas. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre as cirurgias faciais mais procuradas.

 

Lifting facial (ritidoplastia)

O lifting facial atenua os sinais de envelhecimento de várias regiões do rosto (como pálpebras, laterais das sobrancelhas, ao redor do nariz e dos lábios, bigode chinês, etc.), além do pescoço. Ao englobar todos esses procedimentos, a ritidoplastia elimina a flacidez, as marcas e linhas finas de expressão dessas regiões.

A duração da cirurgia varia entre 12 a 24 horas. Em geral, o curativo deve ficar até o dia seguinte e a recuperação é praticamente sem dor. O aparecimento de inchaço e manchas roxas na região, que somem com o passar do tempo. Para ajudá-las a desaparecer, o ideal é fazer compressas frias com soro fisiológico frio. O paciente ainda precisa evitar a exposição ao sol por, pelo menos, 30 dias.

 

Otoplastia

Outra cirurgia plástica muito procurada nos consultórios de cirurgia plástica é a otoplastia. Trata-se de um procedimento capaz de melhorar formato, posição e proporções da orelha. Assim, ela corrige as “orelhas de abano”, além de outras deformações das orelhas.

Embora seja considerada uma cirurgia simples, a otoplastia requer a realização dos exames pré-operatórios como qualquer outra cirurgia — como os exames de sangue e do tempo de coagulação.

Em geral, o paciente recebe alta no mesmo dia, sendo que a permanência no hospital é de cerca de 8 a 12 horas. A pessoa volta às suas atividade corriqueiras em cerca de 3 dias.

 

Blefaroplastia

O objetivo da cirurgia é melhorar o aspecto das pálpebras pela eliminação do excesso de pele (e com ela as rugas) e bolsas de gordura. O resultado é um olhar rejuvenescido e pálpebras livres de flacidez.

Preparar-se para esse procedimento é fácil. Basta realizar alguns exames (como os de sangue e de coagulação sanguínea). Além disso, o paciente deverá permanecer em jejum de oito horas antes da cirurgia — que dura cerca de 40 minutos até uma hora e meia.

 

Mentoplastia

Mentoplastia é a cirurgia plástica que visa diminuir ou aumentar o tamanho do mento — mais conhecido como queixo. O objetivo é garantir maior harmonia ao rosto. A técnica utilizada permite que o paciente receba alta no mesmo dia.

No pré-operatório, o médico fará uma análise facial e odontológica completa, bem como a realização dos exames padrão.

 

Rinoplastia

A cirurgia plástica do nariz, conhecida como rinoplastia, tem como objetivo corrigir questões estéticas ou funcionais do nariz como os problemas respiratórios, por exemplo. Ela é realizada tanto através da redução das estruturas do nariz quanto pelo uso de enxertos.

Durante o pós-operatório é preciso usar curativos por aproximadamente 7 dias, além de evitar a exposição ao sol e às mudanças repentinas de temperatura (muito frio ou muito calor), pois esses fatores podem deixar a região inchada.

 

Perfiloplastia

Se as duas cirurgias anteriores estão entre as mais procuradas, é fácil imaginar que a perfiloplastia também estaria. Isso porque ela consiste na união da rino e da mentoplastia, visando a harmonização do perfil facial.

Dessa forma, ela é indicada para as pessoas que apresentam desproporção entre o tamanho/formato do nariz e do queixo.

 

Bichectomia

Considerada a cirurgia plástica queridinha das famosas, a bichectomia consiste na retirada de uma parte das bolas de Bichat (tecido gorduroso das bochechas). Esse corpo adiposo proporciona uma aparência de rosto arredondado. É por isso que, com sua retirada, o rosto fica mais afinado, aparentando ser mais magro.

A recuperação dessa cirurgia é tranquila, uma vez que o tecido gorduroso é retirado pela parte interna da boca. Assim como em qualquer outra cirurgia, o médico prescreverá medicamentos para a dor, se caso ocorrerem.

 

E então, gostou de saber quais são as cirurgias faciais mais procuradas? Então até o próximo post!