Todo mundo sempre escuta que se alongar todos os dias é muito importante, mas você sabe por que?

Os músculos são como elásticos que precisam ser frequentemente estendidos para não “arrebentarem” quando forem muito exigidos. E o alongamento promove exatamente essa flexibilização.

A importância do alongamento passa também pela melhoria da postura, justamente porque o alongamento é focado na manutenção ou elevação dos níveis de mobilidade articular e elasticidade muscular. E esses fatores associados contribuem potencialmente para a melhora postural.

Alongar aumenta a sensação de bem-estar, diminui as dores e tensões e possibilita maior consciência corporal, requisito imprescindível para o equilíbrio e alinhamento da postura.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade, não necessariamente só antes ou depois de trainar, como muitas pessoas pensam. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Efeitos do alongamento

– Redução de tensões musculares;
– Relaxamento;
– Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
– Aumento do arco de maleabilidade;
– Prevenção de lesões;
– Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
– Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;
– Ativa a circulação;
– Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.