Que tal começar o ano mudando os hábitos alimentares e experimentando novas receitas? Nós te propomos a diminuir a carne e aumentar a sua horta. Que tal uma alimentação baseada em vegetais? Vem conferir os benefícios e dicas para o vegetarianismo!

O ideal, antes de sair por aí mudando radicalmente a alimentação, é buscar um nutricionista que, te auxiliará a fazer todas as alimentações do dia, da melhor maneira possível.

Já está comprovado que comer mais vegetais (frutas, verduras, legumes, cereais, grãos, castanhas, nozes) traz diversos benefícios que antes não eram quantificados. Os alimentos de origem vegetal contribuem com fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes, todos elementos que auxiliam na manutenção da saúde e evitam o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade.

Pratos mais coloridos são sinônimo de uma refeição com mais vegetais

Sabe aquela história de montar um prato bem colorido? Isso é real e faz bem! Os elementos que dão as cores para os vegetais atuam como agentes protetores da nossa saúde e além disso, hortaliças e plantas são mais baratas e fáceis de produzir, mesmo em pequenos espaços.

Dicas para começar a incluir os vegetais nas alimentações:

1 – Comece aos poucos

Se você é totalmente carnívoro e nem sonha em se tornar vegetariano algum dia, ainda assim é possível incluir mais hortaliças na dieta. Comece aos poucos: estabeleça um dia na semana para comer apenas alimentos de origem vegetal, do café da manhã ao jantar. Já ouviu falar em Segunda Sem Carne? Você pode começar por aí. Experimente!

2 – Prefira as feiras livres

Hortaliças, cereais, grãos e frutas tendem a ser mais baratos que carnes, em geral. Se você aproveitar os produtos da época e comprar seus insumos em feiras livres e feiras de orgânicos e de pequenos produtores, a chance de comprar uma comida melhor e pagar menos só aumenta. Programe-se para fazer compras uma a duas vezes na semana, congelando o que der e deixando tudo limpo na geladeira. Isso poupa tempo e você poderá fazer diversas combinações diferentes com mais facilidade.

3 – Coloque vegetais em tudo

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 gramas por dia, no mínimo de, frutas, verduras e legumes. Sendo assim, não deixe para comer esses ingredientes só no almoço ou jantar, com aquela folhinha murcha de alface e duas rodelas de tomate. Coloque os vegetais em tudo o que puder! Vai fazer suco de laranja de manhã? Adicione um raminho de hortelã ou salsa, uma colher de aveia em flocos… Gosta de pão caseiro? Substitua uma parte da farinha comum pela integral, ou de centeio, e acrescente especiarias, sementes de girassol e de linhaça, ervas secas. Seu jantar é ovo frito? Aproveite a frigideira e refogue junto algumas folhas escuras, como escarola, almeirão e catalônia, e por aí vai! Boa sorte!