Cuidar das unhas deveria ser um hábito tão comum quanto cuidar da saúde e estética do corpo, mas com a correria do dia-a-dia, algumas vezes elas acabam passando despercebidas nos cuidados diários. Para te ajudar a deixar suas unhas sempre fortes e saudáveis, preparamos 5 dicas simples que irão te surpreender com o resultado. Confira!

1) Diga adeus às unhas roídas

Sabemos que não é tão simples assim, mas tenha força! O mal hábito vai muito além da estética, afinal, pode gerar machucados e inflamações. Já existem no mercado algumas bases com sabor amargo, para que te ajude nessa luta diária. Uma outra sugestão é manter as unhas sempre feitas e esmaltadas, assim, o cuidado para que elas permaneçam bonitas deve ser maior.

2) Não abuse do alicate de unha

Quem não gosta de tirar totalmente as cutículas, não é mesmo? Mas isso também pode ser perigoso. As cutículas servem como proteção da unha, impedindo a entrada de bactérias, que podem gerar inflamações. O correto seria ficar com as cutículas sempre hidratadas, mas sabemos que é difícil, então se a tentação for grande, procure apenas tirar o excesso sem empurrar muito par ao fundo.

3) Alimentação é tudo

Aquilo que você come também é muito importante para a saúde das unhas. Caso elas estejam quebradiças, é ideal ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite, peixe e vegetais escuros, por exemplo. Se for preciso fortalecê-las, ferro e vitaminas são ideais. Para manter a beleza delas, grãos integrais, laranja, morango, espinafre, rúcula e almeirão são muito bem-vindos.

4) Hidratação profunda nas cutículas

Alguns produtos te ajudam a evitar que aquelas pelinhas da pele levantem e ainda ajudam a fortalecer a unha. Para fazer essa hidratação profunda, são recomendados óleos, ceras e hidratantes, pois são ricos em ceramidas, ativos emolientes e vitaminas. É ideal usar sempre após lavar a mão e antes de dormir.

5) Escolha o esmalte ideal

O esmalte ideal é aquele que além de deixar suas unhas visivelmente lindas, também ajuda a cuidar delas. Procure sempre por esmaltes que contenham vitamina E, cálcio e proteínas de seda, que ajudam a  fortalecer e protegem da descamação. Fique atenda ao rótulo caso tenha alergias.