Nem criança, nem adulta: a fase de transição para as meninas aumenta (e muito) a preocupação com a estética e faz aumentar a busca por procedimentos

 Em uma fase de mudanças, na qual a menina começa a deixar de lado os brinquedos e passa a se ver como mulher, pontos estéticos que antes não eram tão relevantes, passam a ser um verdadeiro incômodo. Nesta fase, os procedimentos mais escolhidos pelas adolescentes são a rinoplastia, a mamoplastia e a otoplastia.

Relacionado: Os mitos e as verdades da plástica na adolescência

Rinoplastia

O nariz é um dos principais pontos no rosto e qualquer detalhe, por menor que seja, pode incomodar ou quebrar a harmonia do rosto. Além do mais, por estar no centro do rosto, o nariz é o primeiro ponto que vemos ao nos olharmos no espelho, principalmente se já notamos algo de estranho nele.

A rinoplastia consiste em identificar os incômodos que a pessoa sente nessa parte do corpo e, assim, definir junto ao médico cirurgião o que pode ser feito. Por ser algo particular, o médico deve orientar a paciente sobre como harmonizar melhor esta parte ao restante do rosto.

As mamoplastias redutora e de aumento são os procedimentos mais escolhidos pelas adolescentes

A mamoplastia de aumento é o sonho de muitas adolescentes que não têm o volume que gostariam na região dos seios. Apesar de parecer uma cirurgia complexa, colocar silicone na adolescência é algo comum e a recuperação da cirurgia tende a ser mais rápida, do que quando feita na fase adulta. Isso acontece porque, na maioria das vezes, não é necessário levantar o seio, mas sim apenas aumentá-lo com a prótese.

Apesar de não ser tão falada quanto o silicone, a mamoplastia redutora também está entre os procedimentos mais escolhidos pelas adolescentes que não se sentem confortáveis com um grande volume dos seios. Dentre os principais incômodos de quem deseja fazer uma mamoplastia redutora estão a dificuldade em encontrar biquínis e sutiãs que as façam sentir seguras e confortáveis e sobre o caimento das roupas fazerem-nas parecer mais largas.

Otoplastia

A otoplastia está também entre os procedimentos mais escolhidos para realizar ainda na adolescência. O processo é simples e é feito usando uma anestesia local. Com o intuito de corrigir as orelhas de abano, a cirurgia é extremamente funcional para a vida das adolescentes, envolvendo fatores como a autoestima e a confiança da mulher, que ao se deparar com o resultado, se sente mais bonita.

Veja também: Bullying: quando a cirurgia plástica pode ser um meio de recuperar a autoestima