O número de intervenções cirúrgicas para melhoria estética realizadas no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Porém, a sociedade brasileira de cirurgia plástica (SBCP) alerta para o perigo de fazer procedimentos com médicos não credenciados.

Muitas pessoas, na expectativa de realizarem o sonho da cirurgia plástica, acabam caindo nas mãos de profissionais não qualificados. Este tipo de situação é extremamente arriscada e coloca o paciente em risco, até mesmo de morte.

Isso sem contar que o médico não credenciado pode deixar o paciente com sequelas graves ou até mesmo com resultados estéticos ruins. O ideal é que o paciente sempre pesquise o histórico do cirurgião plástico antes mesmo de ir à primeira consulta, ou imediatamente após ela.

Leia a seguir as nossas dicas e faça sua cirurgia plástica com muito mais segurança:

Sociedade brasileira de cirurgia plástica: será que se seu cirurgião faz parte dela?

Entenda a importância de escolher um bom cirurgião plástico para realizar seu procedimento estético.

Os perigos de médicos não credenciados:

  • Colocar a vida em risco

Ao fazer um procedimento em clínicas clandestinas e com médicos não credenciados, o paciente poderá colocar sua vida em risco. Isso porque, esses médicos não possuem o preparo adequado para lidarem com procedimentos da competência de cirurgiões plásticos.

  • O perigo de sequelas permanentes

Há na literatura, inúmeros casos em que o paciente, após um procedimento cirúrgico mal sucedido, fica com sequelas pelo resto da vida.

  • Risco de deformidades

Deformidades no corpo é o resultado de cirurgias plásticas realizadas de forma inconsequente. Por isso, vale a pena escolher um médico bem preparado e qualificado.

Saiba escolher um médico credenciado pela SBCP

Você sabia que para se tornar cirurgião plástico certificado pela sociedade brasileira de cirurgia plástica, é necessário que o médico estude por 11 anos? Dessa forma, seis anos são destinados à faculdade de medicina e outros cinco anos à residência médica em cirurgia geral e, depois, em cirurgia plástica.

No período da residência médica, o cirurgião recebe todo o preparo para que realizem cirurgias plásticas com segurança. Ao final do curso, para que faça parte da sociedade brasileira de cirurgia plástica, o médico precisa passar por um teste teórico e prático.

Os princípios da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são:

  • Preparado para qualquer tipo de plástica

O médico credenciado precisa estar preparado para realizar qualquer tipo de cirurgia plástica.

  • Realizou especialização de cinco anos

É necessário que o médico apresente seu diploma de residência médica de cinco anos para que possa se credenciar.

  • Possui um código de ética determinado

A sociedade brasileira de cirurgia plástica segue um código de ética restrito. Isso faz com que todas as informações e detalhes de cirurgia dos pacientes estejam em segurança e sejam sigilosas.

  • Realiza cirurgias em locais credenciados

Os médicos credenciados à SBCP só realizam suas cirurgias em estabelecimentos credenciados e preparados para os procedimentos. Certos procedimentos só são realizados em ambiente hospitalar.

Como saber se o médico cirurgião plástico faz parte da SBCP?

Para saber se o médico que você escolheu faz parte da sociedade brasileira de cirurgia plástica, acesse o site SBCP.

Lá, você poderá se certificar se o médico com o qual se consultou (ou se consultará) é credenciado. Além disso, caso você ainda não conheça um cirurgião plástico, poderá encontrar médicos de acordo com sua região. Na Master Health, por exemplo, toda a equipe médica de cirurgia plástica é credenciada.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da sociedade brasileira de cirurgia plástica? Então não deixe de compartilhar o post com seus amigos que também podem precisar dessas informações valiosas antes de se submeter a uma cirurgia plástica!