Trouxemos as quatro principais dúvidas de nossas leitoras sobre a mamografia, exame que diagnostica a saúde das mamas.

O outubro rosa já passou, mas a realização da mamografia é um assunto que nunca pode ser deixado para trás. Levando isso em conta, nossa equipe decidiu trazer as quatro principais dúvidas de nossas leitoras sobre o exame que irá diagnosticar a saúde das mamas. Vem conferir:

1. O silicone atrapalha a mamografia?

Não! De acordo com os profissionais da Master Health, a prótese não é uma contraindicação para o exame. Porém, a paciente deverá avisar ao médico caso tenha implantes, dessa forma ele irá utilizar a técnica “Eklund”, que afasta o silicone da mama para que o diagnóstico não seja prejudicado. Além disso, ele também poderá optar por tirar mais fotos no exame.

2. Como é o exame de mamografia?

Ele é feito através de um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Nele, as mamas são posicionadas e levemente comprimidas em uma placa, e após isso, as fotografias são tiradas. É rapidinho!

3. O mamógrafo pode romper a prótese durante a mamografia?

Não. Pode ficar tranquila, o aparelho possui tecnologia suficiente para realizar o exame com sucesso sem que haja risco de prejudicar o resultado da sua cirurgia plástica.

4. Qual o preparo para o exame?

Não é necessário nenhum tipo de preparo especial para a mamografia. A única coisa que você deve se atentar é em relação ao uso do desodorante, pois se ele deixar resíduos na pele das mamas poderá atrapalhar o resultado.