Sabemos que nada é eterno, nem mesmo o frio, mas, nem sempre passar por ele é algo agradável, ainda mais quando dependemos de cuidados de outras pessoas, não é mesmo? É isso que acontece com seu animal de estimação. Por isso, preparamos algumas dicas para você fazer seu bichinho ficar bem quentinho durante o frio. Confira!

Para os animais que ficam fora de casa:

Para quem tem cães de guarda, por exemplo, durante essa época do ano é ideal preparar um abrigo seguro para se proteger do vento, chuva e frio. Independente do material constituído, as casinhas de cachorro devem estar dispostas de forma a não receber rajadas de vento.

Também é legal verificar se existe alguma goteira que possa comprometer o conforto térmico do local. Se você tem o costume de oferecer cobertas, trocá-las semanalmente auxilia a manter a saúde da pele e pelos do animal. É importante nunca deixar seu cão com cobertores molhados.

Quem tem pássaros pode ter que trocar a gaiola de lugar no período de inverno. O abre e fecha de portas e janelas pode prejudicar a saúde deles. Sem esquecer que gaiolas também precisam ser cobertas à noite, o que auxilia a manter o calor.

Para os animais que ficam dentro de casa:

Para os animaizinhos que ficam dentro de casa, na hora de sair, é bom o uso de vestuário adequado e perder alguns minutos na cozinha, antes de ir à rua, é uma forma de seu cão se adaptar à diferença de temperatura de forma lenta e progressiva. Alguns também sofrem com o ar condicionado por ressecar as vias respiratórias. Animais que vivem dentro de casa já não necessitam de reforço alimentar, pelo contrário: por se exercitar menos nessa época do ano, os pets tendem a engordar.

É necessário um cuidado especial para quem costuma dar banhos no pet em casa. Nunca deixe o animal se secar sozinho, mesmo em ambiente seco. Nosso inverno é úmido e cães e gatos peludos podem desenvolver fungos nos pelos. Para aqueles sem cobertura pilosa, como os pinschers, uma roupinha vai muito bem, mas deve-se respeitar momentos sem roupas para a ventilação da pele.