Seja na quarentena ou não, existem muitos tipos de exercícios para fazer em casa que podem te ajudar de verdade a queimar calorias e manter uma rotina saudável. Separamos três poderosos exercícios para você fazer no conforto da sua casa e se surpreender com os resultados. Confira!

1 – Prancha

Esse é o melhor exercício para trabalhar simultaneamente abdome e lombar. Além disso, é um exercício isométrico de alta intensidade que pouca gente pratica. Se você já viu a barriga definida de uma professora de yoga, certamente já viu os resultados que a prancha pode trazer.

Como fazer: quando for praticar seus exercícios para fazer em casa e chegar a hora da prancha, simplesmente apoie-se em seus cotovelos e na ponta dos pés, mantendo a coluna ereta e o abdome contraído, porque isso faz toda a diferença. Fique nessa posição por quanto tempo aguentar.

Portanto, uma pessoa em boa condição física consegue segurar essa posição por um minuto, e quem já é muito bom consegue por até dois.

2 – Flexão

A flexão trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo, mas pega principalmente peito, tríceps e ombros. A posição inicial da flexão é parecida com a prancha, só que você acrescenta esforço ao descer e subir o peso do corpo com os braços.

Como fazer: na flexão tradicional, você posiciona os pés juntos, apoia-se neles e coloca as mãos no solo mais abertas que a largura dos ombros.

Dois pontos são importantes na execução: primeiro descer até quase tocar o peito no solo; segundo não subir até travar os cotovelos. Quando você trava os cotovelos, a força não está mais somente nos músculos, pois os ossos estarão firmes como pilares, segurando o peso do corpo.

3 –  Agachamento

Se você quer ganhar massa muscular e força com os exercícios para fazer em casa, o agachamento não pode ficar de fora. Além disso, mesmo sem nenhum peso, o agachamento é um exercício essencial para panturrilhas, quadríceps, para a região central do tronco (abdome e lombar) e para o equilíbrio.

A diferença do agachamento feito em casa para aquele feito na academia, claro, são os pesos. Você não terá como colocar uma barra de 20 quilos nas costas, mas podem sempre improvisar segurando sacos de comida (1kg, 2kg) em cada mão, ou mesmo galões de água cheios (cada litro de água equivale a um quilo).

Como fazer: se você nunca fez agachamento, o ideal é iniciar sem peso mesmo. Portanto, posicione-se de pé, com as pernas abertas na largura do ombro, e vá descendo o corpo completamente, jogando os quadris para trás, até praticamente sentar-se sobre os calcanhares ou tocar os quadris no chão. Depois suba lentamente até quase a posição inicial, pois você nunca deve travar os joelhos (a fim de evitar que os músculos descansem).

Além disso, é importante observar que os seus joelhos, na descida, não devem ultrapassar a linha da ponta dos seus pés. Para isso, sempre desça jogando os quadris para trás.