Reunimos todas as informações para que você possa se programar para o período de recuperação da cirurgia de redução mamária. Saiba quanto tempo de repouso será necessário e quais são os cuidados essenciais

Antes de mais nada, vamos responder à dúvida mais freqüente das mulheres que procuram um cirurgião para fazer uma plástica mamária: o pós-operatório é dolorido? Segundo os médicos, que têm grande experiência nesse tipo de cirurgia, você não precisa se preocupar com isso. A dor do pós-operatório é facilmente controlada com analgésicos, e, eventualmente com antiinflamatórios.

 O retorno às atividades normais é bem rápido. No dia seguinte à cirurgia você já poderá tomar banho sozinha. Cinco dias depois é possível digitar no computador e após 10 dias você já está liberada para sair de casa. Depois de um mês será autorizado o retorno à sua rotina de exercícios físicos.
O uso de modeladores é essencial para sua recuperação. Será indicado o uso de um sutiã modelador durante 60 dias. Nesse período, evite ao máximo movimentos bruscos e amplos e não se acanhe em pedir ajuda para não carregar peso.
Outra preocupação comum, e muito justificável, diz respeito à aparência das cicatrizes. Segundo os médicos, a qualidade das cicatrizes depende de fatores individuais da pele. Mas existem cremes, fitas e aplicações que podem amenizar a cicatriz.
Evite tomar sol nesse período que seu corpo está mais sensível. Os raios do sol são nocivos à cicatrização, fixando as manchas roxas. Evite ir à praia ou à piscina no primeiro mês de pós-operatório, ou conforme orientação de seu médico.
Em 90 dias você vai ver o resultado final da cirurgia, e, se você tomar todos os cuidados necessários, com certeza, esse será o momento de comemorar um vida nova.