É natural que a maioria das mulheres não saibam a diferença entre tônico, adstringente, demaquilante e leite de colônia, por isso, quando vamos a uma perfumaria não nos preocupamos com qual desses produtos levar, desde que remova bem a maquiagem. Mas isso é um erro terrível! Esses três cosméticos têm função e ação diferente. Confira!

Tônicos

O Tônico faz uma limpeza efetivamente profunda na pele. Além disso deixa os poros prontos para usar outros cosméticos. Ele deve ser usado com frequência, pois remove todos resíduos da pele. Após lavar o rosto com um sabonete neutro de preferência, aplique o tônico em um algodão e passe no rosto fazendo a limpeza.

Adstringentes

O tônico e o adstringente têm basicamente a mesma função: uma limpeza mais profunda. A diferença é que os adstringentes são mais agressivos. Além disso, o tônico é formulado com água, um ativo adstringente leve e um calmante. Pode também conter álcool e baixas doses de ácido glicólico ou salicílico, que retiram as células mortas. É bem aceito por qualquer tipo de pele. O adstringente é formulado de maneira bastante parecida, mas contém maiores concentrações de álcool e de ácido salicílico.

Demaquilantes

Demaquilantes são os produtos utilizados para retirar maquiagem da pele, e não são todos considerados tônicos. Além disso, a etapa da tonificação não anula a necessidade do demaquilante, que contém ingredientes específicos para agir na solubilização dos ingredientes da pintura.

Em hipótese alguma deve-se dormir sem tirar a maquiagem, pois senão poderá prejudicar muito a saúde de sua pele, como: causar muitas irritações, obstruir os poros (prejudicando sua respiração), além de causar o aparecimento de espinhas e cravos, sem contar a aparência envelhecida que pode deixar a pele.

Leite de colônia

O leite de colônia pode ser considerado um tônico também, entretanto deve ser usado com cuidado, pois contém uma dosagem de álcool muito grande em sua composição. E com isso, pode ressecar e irritar sua pele.