Baseado na medicina chinesa, esse é um acessório que promete aliviar náuseas e enjoos de maneira não invasiva e de certo modo, acessível

Se você sofre com enjoos causados por viagens longas, seja dentro de carros, barco ou até mesmo avião, agora já pode contar com uma nova opção para reduzir os sintomas: uma pulseira anti-enjoo, também chamada pulseira de acupressão.

A cinetose (ou mal do movimento), nome dado à síndrome, ocorre quando, ao andar em um dos veículos, o cérebro recebe sinais de que está se movimentando e parado ao mesmo tempo. Em alguns casos, essa doença pode provocar queda de pressão arterial, desidratação e até mesmo desequilíbrio do corpo. Estima-se, atualmente, que 45% da população global sofra desta síndrome.

Como surgiu a pulseira?

Há 4 mil anos, médicos chineses descobriram que estimular um ponto específico perto do pulso podia aliviar o enjoo. Chamado de acupressão, o antigo método chinês envolve colocar pressão com os dedos ou a mão em determinados pontos do corpo.

A pulseira anti-enjoo – vendida no Brasil com o nome de Sea-band – conta com um mecanismo de ação que utiliza essa técnica. Com faixas elásticas que possuem um botão plástico, o produto faz pressão em um ponto específico do pulso, chamado de ponto Nei-Kuan, localizado três dedos abaixo da dobra do punho. Assim, alivia náuseas e enjoos de forma natural, sem efeitos colaterais.

Além de amenizar possíveis desconfortos em longas viagens, a pulseira também alivia enjoos relacionados com a gestação (80% das gestantes sofrem com náuseas no mínimo nos 3 primeiros meses de gravidez).

Como usar?

A pulseira deve ser usada em ambos os pulsos antes de viajar. É indicada para adultos e crianças a partir dos três anos de idade. Feita de tecido, não possui látex e pode ser lavada. O produto é livre de fármaco, não possui contra-indicação nem causa sem efeitos colaterais.

Além do método não ser invasivo, seu custo é baixo. Duas pulseiras anti-enjoos podem ser encontradas em farmácias ou lojas especializadas pelo valor de R$ 54,90 (em média).