Qual é a mulher que não tem vontade de mudar realmente nada em seu rosto ou corpo? Poucas são as que responderiam a essa pergunta de forma afirmativa. Mas depois de decidir fazer aquela mudança no visual, chega a hora da primeira consulta com o cirurgião plástico.

E então, o que perguntar ao médico no momento da consulta? Isso é o que você vai descobrir neste post. Continue a leitura e prepare-se para esse encontro tão importante!

Perguntas para a primeira consulta com o cirurgião plástico:

1. Você indica uma cirurgia plástica no meu caso?

Durante a conversa, você vai expor ao médico as suas expectativas. Ele saberá se é possível chegar ao resultado desejado e também se a cirurgia trará harmonia estética ao seu corpo ou rosto.

Quando os cirurgiões plásticos percebem que não é possível chegar ao resultado que você deseja ou que na verdade a sua busca pela cirurgia plástica tem uma motivação que pode gerar uma frustração posterior, eles são os primeiros a alertá-la.

2. Onde a cirurgia será realizada?

Procedimentos muito simples podem ser feitos até mesmo na clínica. No entanto, várias cirurgias precisam ser realizadas no hospital, por questão de segurança.

3. Como é feito o procedimento?

É fundamental que você entenda exatamente o que o médico fará na sua cirurgia. Em que local serão feitas as incisões, o que será retirado (ou enxertado), qual é o tipo de anestesia.

Também é importante que você observe o local das incisões, pois essa será a posição das cicatrizes. Assim, é possível avaliar se vale a pena fazer a cirurgia de forma consciente, sem se surpreender com as marcas depois.

4. Que tipo de anestesia será utilizada?

Procedimentos mais simples geralmente são feitos com anestesia local e sedação. No entanto, se a paciente precisa de um longo período de cirurgia, é possível que o médico recorra a outras opções, ou até mesmo à anestesia geral.

Embora você não precise se preocupar, pois um médico anestesiologista permanece o tempo inteiro monitorando a paciente, é bom saber essa resposta para se sentir mais segura. Por isso, essa é uma boa pergunta a ser feita na sua primeira consulta com o cirurgião plástico.

5. Como é o pós-operatório da cirurgia?

Também é importante perguntar sobre o pós-operatório na sua primeira consulta com o cirurgião plástico. Questione se ficará internada, por quanto tempo não pode trabalhar ou dirigir, quais são os esforços que deve evitar.

Não se esqueça de solicitar a ele uma lista de cuidados pós-operatórios. Alguns exemplos são a realização de drenagem linfática, uso de cinta ou sutiã cirúrgicos, faixas e assim por diante.

Dessa forma, você poderá providenciar tudo isso com antecedência, e estará pronta para ter uma recuperação tranquila.

6. Como posso evitar complicações?

As cirurgias plásticas são relativamente simples. Além disso, um médico certificado pela SBCP passou por um processo criterioso de formação e aprovação. Portanto, ele está preparado para o seu procedimento.

No entanto, algumas mulheres sofrem complicações no pós-operatório porque não tomaram o devido cuidado. Por isso, informe-se sobre o que precisa fazer para garantir os melhores resultados e siga essas recomendações.

7. Em quanto tempo posso esperar um resultado definitivo?

Depois da cirurgia, é natural que o corpo passe por um processo de recuperação. Então, nesse período, pode haver inchaços e hematomas que levam algum tempo para desaparecer.

Por isso, embora algumas cirurgias plásticas apresentem resultado rápido (como a de orelhas), em outras a paciente precisa esperar meses até que o local operado fique no tamanho ou formato definitivo.

Desde sua primeira consulta com o cirurgião plástico, converse com ele sobre esse assunto. Assim, você não ficará ansiosa e saberá o que esperar desse período.

8. Quais são os custos envolvidos?

Além da própria cirurgia, exitem outros custos envolvidos como remédios, cinta ou sutiã cirúrgico, fisioterapeuta para a drenagem linfática etc. Informe-se com antecedência para fazer um planejamento financeiro adequado.

Gostou das nossas sugestões de perguntas para fazer na sua primeira consulta com o cirurgião plástico? Que outras você adicionaria a essa lista? Então, conte pra gente nos comentários!