Ela ainda não é muito conhecida, mas em alguns casos pode ser fundamental na conquista do abdômen dos sonhos

Ela ainda não é uma cirurgia plástica muito conhecida, mas pode ser fundamental para quem quer remodelar os contornos abdominais e corrigir as imperfeições. Estamos falando da onfaloplastia, a cirurgia plástica que corrige o umbigo.

Para quem é indicada a onfaloplastia?

Para conhecer mais detalhes sobre essa cirurgia plástica, conversamos com especialistas da clínica Master Health. Segundo eles, a onfaloplastia pode ser feita em pessoas que passaram por grandes emagrecimentos e precisam reparar os contornos do abdômen e corrigir o formato do umbigo. Insatisfações com a aparência da região, mesmo em pessoas com peso considerado normal, também podem motivar a procura pela plástica. Afinal, o umbigo ocupa posição central na barriga, e é fundamental para manter uma boa aparência estética da região.

A cirurgia do umbigo

Os médicos da clínica Master Health nos explicaram como é feita essa plástica.  O paciente é sedado com anestesia local ou peridural e as incisões são feitas ao redor do umbigo. Isso resulta em uma cicatriz que é um círculo de pequeno porte na área das incisões. Como essas incisões são feitas junto à musculatura ou dentro da cavidade umbilical, a cicatriz costuma ser discreta.

É preciso seguir todas as recomendações do médico no pré e no pós-operatório, fazendo exames laboratoriais e clínicos e ainda o uso de faixa ou cinta modeladora durante o período de recuperação. Em geral, o paciente retorna às suas atividades rotineiras após uma semana da operação. É preciso tomar cuidado com a exposição ao sol durante os primeiros três meses.