Alimentos orgânicos estão cada vez mais em pauta. Certamente você já ouviu alguém falando sobre eles ou até mesmo já viu uma feirinha destinada especialmente para esse tipo de alimento, não é mesmo? Mas você sabe quais são seus benefícios?

Conheça algumas vantagens:

1 – Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas

Cada vez mais pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais como infertilidade e hipotireoidismo, problemas neurológicos como alzheimer e depressão, danos nos rins, fígados e até mesmo o câncer.

2 –  Alimentos orgânicos são mais nutritivos

Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo. Além disso, as plantas se desenvolvem com melhor qualidade, suas raízes se aprofundam mais no solo e absorvem diversos tipos de minerais.

3 – Alimentos orgânicos são mais saborosos

Sabor e aroma são mais intensos uma vez que em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.

4 – Protege futuras gerações de contaminação química

A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico, e além disso, tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.

5 – Protege a qualidade da água

Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos. Além disso, no cultivo dos alimentos orgânicos há maior consciência sobre o uso da água, com diversas técnicas mais eficientes e adequadas às plantações.

6 –  Protege a vida animal e vegetal

A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada, porque as áreas naturais são conservadas. Além disso, o controle de possíveis “pragas” é feito através de técnicas e insumos naturais

7 – Economiza energia

O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, porque utiliza intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.