O quanto antes ensinarmos aos nossos filhos a importância de regular a quantidade de açúcar que eles devem ingerir, melhor

Pare e pense: se alguém te perguntasse, quando você era criança, qual a sua comida favorita, a resposta não seria doce? Não tem como negar que os alimentos cheios de açúcar nos conquistam desde cedo. Mas atenção: o quanto antes ensinarmos aos filhos os riscos que eles podem trazer, melhor.

Conheça 3 motivos para controlar o açúcar ingerido pelos seus filhos:

– Ele diminui a quantidade de nutrientes recolhidos pelo corpo

Alguns tipos de açúcar, como a sacarose e o xarope de milho contêm enormes quantidades de calorias, e nenhum tipo de nutriente essencial. Estes são apelidados de “calorias vazias”. Isso porque fazem o organismo não receber proteínas, gorduras essenciais, vitaminas, e nem minerais, que são indispensáveis para o desenvolvimento da criança.

– Provoca cárie

A cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa e dependente de sacarose. Ou seja, ela está intimamente ligada à introdução dos hidratos de carbonos refinados na dieta alimentar. E principalmente o açúcar, que é considerado o elemento mais cariogênico para os dentes. Além disso, vários estudos já confirmaram que a preferência por alimentos doces está relacionada com um maior número de cáries nas crianças.

– Obesidade

A obesidade infantil duplicou desde a década de 1970, enquanto a obesidade em adolescentes, durante o mesmo período, triplicou – isso ocorre pelo fato de as crianças crescerem já com o hábito de consumir doces e “porcarias”. Por essa razão devemos alertá-las desde cedo.