Ter filhos é o melhor presente que alguém pode receber. Mas, como tudo na vida, não são apenas mil maravilhas e claro, tem muitos desafios. Conversar com uma filha adolescente que está cheia de hormônios e problemas internos, é uma das tarefas mais complicadas enfrentadas pelos pais, mas que precisa ser vivida!

É muito importante conversar com os filhos desde pequenos sobre todos os assuntos, da escola à vida adulta. Explicar sobre como são as coisas fora de casa, falar que ninguém é igual a ninguém e sobre os desafios a serem enfrentados.

Quando seus filhos já não forem mais crianças e entenderem mais assuntos sérios, é importante ressaltar as qualidades deles, pois é na fase da adolescência que os problemas de autoestima começam a surgir.

Não fazer comparações também é fundamental para que possam aprender a lidar com eles mesmos, com suas qualidades e, também, com seus próprios defeitos (que afinal, todo mundo tem).

A maneira como eles enxergam o mundo normalmente é reflexo de como os pais os fazem enxergar. Tente ser imparcial, mostrar como as coisas são, sem demonstrar a sua opinião sobre certos aspectos, dessa maneira o seu filho pode criar sua própria opinião.

Criar filhos não é uma tarefa fácil, mas quando fazemos com amor, carinho e zelo, se torna mais gostoso. Filhos são sempre nossos melhores amigos!