Sabe aquele perfil perfeito das esculturas gregas? Então, elas encantam quem as observa porque as medidas e ângulos são totalmente proporcionais, o que as transformou em um padrão de beleza. Porém, boa parte das pessoas não têm as mesmas proporções e muitos recorrem à perfiloplastia para chegar ao resultado estético desejado.

E você, sabe o que é a perfiloplastia? Quer entender o que fazer durante o pós-operatório para garantir o bom resultado dessa cirurgia? Então, continue a leitura!

O que é perfiloplastia?

Quando se fala em perfil, duas áreas do rosto são essenciais: o nariz e o queixo. O tamanho, o formato e a projeção têm grande influência no quanto essa visão lateral é agradável ou não. Por isso, enquanto algumas pessoas alteram esses traços separadamente, outras precisam se uma intervenção conjunta.

Para isso, existe a perfiloplastia. Trata-se de uma combinação de duas outras cirurgias plásticas: a rinoplastia e a mentoplastia. Então, ao final de um único procedimento, o paciente tem seu queixo e nariz remodelados. Assim, ele só precisa ir ao centro cirúrgico uma vez e também aproveita o tempo de recuperação para solucionar os dois problemas.

Como é a recuperação da perfiloplastia?

É importante destacar que a perfiloplastia é uma cirurgia segura, mas delicada. Afinal, seu resultado terá um impacto direto na aparência do paciente, e por isso o ideal é procurar um cirurgião experiente, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Além disso, outro fator essencial para um bom resultado é o cuidado no pós-operatório. As atitudes do paciente podem acelerar a recuperação, bem como favorecer ou prejudicar a cicatrização. Por isso, é importante ficar atento às recomendações médicas nesse período. Saiba quais são as principais:

Evitar alimentos quentes e fontes de calor

Você provavelmente já percebeu que o nariz é uma das partes do corpo que incha com maior facilidade. Ele é muito sensível a diversos estímulos, inclusive ao calor. Por isso, um dos principais cuidados após a perfiloplastia é manter a face em uma temperatura amena ou baixa.

Portanto, os cirurgiões recomendam que a pessoa não consuma alimentos quentes durante esse período. Também é importantíssimo evitar o sol e fazer compressas geladas, de acordo com a orientação médica. Tudo isso evitará inchaço e reduzirá os sangramentos.

Não consumir alimentos sólidos

Em relação ao queixo, também é necessário tomar alguns cuidados específicos. Lembre-se de que o médico precisará remodelar essa região. Por isso, haverá incisões no maxilar e até mesmo alterações na estrutura óssea.

Portanto, durante o início do pós-operatório, deve-se evitar movimentação ou pressão nessa área do rosto. Os médicos recomendam a ingestão apenas de líquidos frios nos primeiros cinco dias. Depois, o cirurgião começa a liberar os alimentos pastosos, de acordo com o ritmo de recuperação de cada paciente.

Utilizar os acessórios

É importante manter tanto o nariz quanto o queixo bem apoiados durante o período inicial da recuperação. Assim, eles ficam protegidos e também mantêm o formato adequado. Para isso, os médicos geralmente recomendam o uso da tala no nariz e da faixa no queixo.

Dormir com a cabeça para cima

Durante o pós-operatório da perfiloplastia, é muito importante dormir com o rosto virado para cima. A cabeça também deve estar em uma posição mais alta que o corpo, usando travesseiros adicionais, pois isso ajudará a acelerar a redução do inchaço e a evitar sangramentos.

Lembre-se de que seu rosto passará por uma transformação significativa. Por isso, é natural que os primeiros dias sejam um pouco desconfortáveis. O nariz ficara tampado por curativos e será necessário respirar pela boca. Os médicos também receitam medicamentos para aliviar o incômodo e possíveis dores.

Porém, depois desse período, é só alegria! Você finalmente conseguirá conquistar um perfil bem desenhado e harmonioso. Portanto, é uma etapa necessária para fazer as pazes com o espelho e dar um belo up na autoestima.

E então, gostou da ideia de remodelar o queixo e nariz ao mesmo tempo? Compartilhe esse conteúdo com suas amigas! Pode ser que alguma delas tenha interesse nessa transformação!