Você já notou que muitas das suas decepções aconteceram após você criar expectativas sobre algo? Seja em um novo relacionamento, um curso que vai começar, uma festa para a qual foi convidado, uma viagem ou o fim de semana que se aproxima. A expectativa está lá, sempre presente, mesmo que muitas vezes nós nem percebamos que estamos criando e alimentando ela dentro de nós.

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre como é mais gratificante se satisfazer com algo que você não esperava do que se decepcionar com algo que queria demais, não é mesmo? Mas acredite, nem sempre diminuir as expectativas é algo fácil. Além disso, deve ser um exercício diário: depositar menos expectativas e deixar as coisas fluírem naturalmente. Quando conseguimos fazer isso, observamos alguns resultados legais em nossa vida, como:

1 – Você passa a prestar mais atenção no que é real

Pessoas com muita expectativa acabam vivendo em um sonho constante e, consequentemente, se perdem da realidade, mas é claro que tudo bem fantasiar um pouco a vida, mas fazer disso a sua verdade pode ser prejudicial. As vezes precisamos colocar os pés no chão para poder entender melhor as coisas a nossa volta e nossos próprios sentimentos.

2 – Você deixa de idealizar as pessoas

Um dos principais causadores do excesso de expectativa é a idealização de alguém, afinal, isso faz com que você coloque uma determinada pessoa em um pedestal e, consequentemente, acaba esperando demais dela. Além disso, as pessoas não são perfeitas e na maioria das vezes não são capazes de oferecer tudo que os outros esperam delas.

3 – Você passa a perceber como o excesso de ansiedade é um problema

Quando se cria muita expectativa elas acabam sendo seguidas por um excesso de ansiedade. Aliás, se você é uma pessoa ansiosa deve saber o quão danoso isso pode ser. Além disso, quando você para de criar tanta expectativa e passa a deixar as coisas rolarem a ansiedade acaba diminuindo.

4 – Você descobre como é se sentir surpreso

Quando esperamos demais por alguma coisa e realmente acontece é algo maravilhoso, mas, se você já estava esperando por aquilo, acaba não se surpreendendo. E, acredite, a surpresa é um sentimento fantástico. Nesses momentos experimentamos a gratidão na sua forma mais pura! Mas você só vai senti-la realmente quando deixar de esperar de mais por algo.