A popular “orelha de abano” é famosa por causar constrangimento em pessoas de todas as idades. Felizmente, em geral, este é um problema de fácil solução. Então, se esse problema incomoda a você, no post de hoje, você saberá tudo sobre a realização do seu desejo de fazer a otoplastia, acompanhe!

O que é orelha em abano?

Embora o nome seja apenas um, existem três tipos de deformidades das orelhas que são consideradas como orelhas de abano (ou orelhas em abano).

O modo definitivo de correção de todos os casos é a otoplastia — nome da cirurgia plástica corretiva da orelha de abano.

Além de corrigir as orelhas em abano, a otoplastia, ainda corrige:

  • ausência congênita das orelhas;
  • orelhas proeminentes;
  • sequelas de traumas;
  • orelhas constritas.

1. Ângulo aberto entre cabeça e orelha:

Neste caso, o paciente possui o ângulo entre a cabeça e a orelha muito aberto. Este e o tipo mais comum e, geralmente, o mais visível.

2. Concha da orelha muito grande:

É a técnica que corrige a parte interna da orelha (concha) muito grande.

3. Dobra superior ausente:

Neste tipo, a dobra superior da orelha é ausente e pode ser corrigida pela otoplastia.

Em qual idade a otoplastia já pode ser feita?

Em geral, a criança já nasce com orelha de abano. Por isso, a otoplastia já pode ser realizada nos primeiros anos de vida. No entanto, o ideal é que a cirurgia seja feita quando a criança tiver entre 6 e 7 anos. Isso porque, essa é a fase em que o desenvolvimento das orelhas já esta completo.

Fazer a cirurgia de orelha de abano enquanto ainda é criança, pode evitar que os pequenos sofram, inclusive, bullying na escola.

Quais são os benefícios da otoplastia?

Esse é um procedimento extremamente funcional para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso acontece porque a autoestima e a confiança pode ser muito elevada a partir de seus resultados.

Já pensou que maravilha para uma mulher que quer ficar linda? Exemplo, saber que, após a cirurgia de otoplastia ela poderá usar rabo-de-cavalo a vontade, fazer penteados com coques e cabelos semi-presos sem se preocupar com as orelhas? Ótimo, né?

A princípio, esse sonho pode estar mais perto do que você imagina — informe-se melhor sobre a otoplastia.

Como é feita a cirurgia de otoplastia para orelhas de abano?

Anestesia

Tudo começa com ela, é por causa da anestesia que você não sentirá nenhuma dor durante o procedimento. Em geral, ela é local com sedação, mas em certos casos pode ser usada a anestesia geral ou mesmo a geral.

A escolha depende da avaliação do cirurgião plástico. A alta acontece em, até, um dia!

Como é o pré-operatório da otoplastia?

Sabia que a sua cirurgia começa antes mesmo de começar? Como assim? É que a forma como você de comporta no pré-operatório influencia muito na cirurgia.

Veja as melhores dicas sobre o que fazer antes da cirurgia de otoplastia:

  • Respeite o período de jejum (em geral de 8 horas);
  • Comunique ao médico, com antecedência qualquer anormalidade em sua condição física;
  • Informe o médico quais são as medicações que usa e siga as recomendações sobre a ingestão delas — sobretudo referente ao AAS (aspirina).
  • Não use esmalte (nem base) e maquiagem nesse dia;
    Nos dias anteriores ao seu procedimento, evite o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e as comidas gordurosas;
  • Chegue no horário informado para a sua internação.

Como é a recuperação do procedimento (pós-operatório)?

Sabia que o pós-operatório é tão importante quanto a cirurgia em si? Isso porque, embora você não veja, a cicatrização da área interna do local onde foi realizada a cirurgia acontece aos poucos.

É por isso que é muito importante seguir todas as orientações médicas para o completo restabelecimento pós-cirúrgico. É comum, por exemplo, que após o procedimento, apareça hematomas (manchas roxas e amareladas) e edemas (inchaço por acúmulo de líquido).

Felizmente, a recuperação da cirurgia é tranquila e o resultado é muito satisfatório.

Veja as melhores dicas para fazer após a cirurgia:

  • Use compressas de soro fisiológica gelado;
  • Evite movimentos excessivos e traumas na região;
  • Evite se expor a grandes variações de clima e à luz solar;
  • Obedeça as orientações médicas e retorne à consulta conforme indicação do especialista. Este é um dos elementos essenciais para o resultado adequado e a manutenção de otoplastia.

Como é a cicatriz da otoplastia?

Muitíssimo discreta, a cicatriz fica disfarçada atrás da dobra natural da orelha. Aproximadamente 80% do resultado final é visto em poucas semanas. Já o término do processo cicatricial acontece em cerca de seis meses.

E então, se animou em eliminar de vez a “orelha de abano” e está ansiosa para fazer  uma otoplastia? Então, faça o Teste OTOPLASTIA e descubra se essa cirurgia é a mais adequada para o seu caso.