Vai realizar uma cirurgia plástica, mas está receosa quanto a cirurgia e ao pós-operatório? Descubra alguns cuidados que vão fazer toda a diferença!

Temos visto na mídia diversas notícias nos últimos meses sobre imprevistos que ocorreram durante uma cirurgia plástica. De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o segredo para uma cirurgia plástica está, principalmente, na escolha de um bom profissional.

Cuidados a tomar antes da realização de uma cirurgia plástica

Mais da metade dos procedimentos com problemas foram realizados por profissionais não-especializados. Para reconhecer um bom profissional, inicialmente, pesquise sobre sua carreira, sendo que nesta devem constar o curso de 6 anos de medicina, 2 anos de residência em cirurgia geral e 3 anos de residência em cirurgia plástica. Além disso, você pode, e deve, checar o site da SBCP e verificar se o médico escolhido é certificado pelo órgão.

Saiba mais: Pré e Pós Operatório: o quanto eles influenciam em uma cirurgia plástica

Após a escolha do profissional, esclareça todas as suas dúvidas sobre todo o passo a passo da cirurgia, questionando se essa cirurgia é a ideal para remover o incômodo que você tem na região a ser operada ou se será apenas parcialmente resolvido, analise as outras alternativas a cirurgia, pesquise sobre o local que será realizado a cirurgia, os riscos e o pós-operatório.

O segredo da contratação de um bom profissional está também no modo o qual este irá contornar eventuais complicações, por isso, em todo pré-operatório devem ser solicitados pelo cirurgião os exames que serão feitos e conversar sobre quaisquer doenças ou alergias que possam dificultar o andamento da cirurgia ou o pós-operatório, como problemas no coração ou uma alergia a determinado medicamento, por exemplo.

Além do cirurgião, é importante avaliar a equipe envolvida na cirurgia, como anestesista, enfermeiro, instrumentador e número de assistentes presentes, principalmente no caso de grandes cirurgias como uma abdominoplastia.