Alguns cuidados e exames são recomendados para quem está planejando aumentar a família

A gravidez é um dos momentos mais bonitos na vida de uma mulher, mas também inspira cuidados. Quem sonha em ser mãe e planeja uma gravidez precisa estar atenta a uma série de recomendações médicas para que ambos, mãe e filho, permaneçam saudáveis.

O mais importante é consultar um médico especialista, para que ele faça uma avaliação completa do seu estado de saúde. Serão pedidos exames ginecológicos e feito um check-up para detectar possíveis quadros de anemia ou mesmo problemas renais, cardíacos ou hepáticos que possam interferir na gestação.

Com esses exames em mãos, o médico poderá avaliar se é preciso tratar algo antes de engravidar. Todas as vacinas também deverão estar em dia, e algumas delas devem ser tomadas mais de 3 meses antes de se engravidar, para não causar problemas de formação no feto.

Também é comum que as futuras gestantes sejam aconselhadas a procurar um nutricionista para cuidar do peso e evitar assim a hipertensão durante a gravidez. Os níveis de ácido fólico também serão monitorados pelo médico, e se estiverem abaixo do normal, é possível fazer uma suplementação até 3 meses antes de engravidar e durante os 3 primeiros meses de gestação.

Bebida e cigarro também devem ser abandonados pelas futuras mamães, pois podem causar má formação no cérebro e pulmões do bebê.