Saiba mais sobre esse assunto que tanto gera dúvidas a quem deseja fazer uma cirurgia plástica

Um dos questionamentos mais comuns nos consultórios de cirurgia plástica é em relação às marcas deixadas pelos procedimentos. A suavidade das cicatrizes são determinadas, em boa parte, dos cuidados no cumprimento das orientações dadas pelo cirurgião.

Médicos da clínica Master Health ressaltam alguns pontos importantes sobre o tema. É importante saber, em primeiro lugar, que toda cirurgia plástica inevitavelmente vai gerar uma marca. Um bom cirurgião plástico, no entanto, sempre vai adotar as melhores práticas para que asseguram uma cicatriz o mais discreta possível. Isto é, fazer com que fiquem em locais mais escondidos.

As incisões costumam ser feitas em locais com pregas naturais ou regiões onde é possível manter cobertura com roupas, inclusive biquínis.

O que é determinante?

De acordo com os médicos, uma boa cicatrização está relacionada a fatores genéticos do paciente. Algumas pessoas são propensas a desenvolver queloides, por exemplo. Cuidados no pré e pós-operatório também fazem a diferença. Realizar todos os exames, se alimentar corretamente, proteger a área de exposição solar, entre outras orientações do cirurgião plástico influenciam no resultado final, de modo que as cicatrizes podem ficar mais atenuadas.