Ouvimos especialistas em cirurgia plástica que contaram quais são os principais cuidados durante o pós-operatório de uma plástica de nariz

Todo mundo que já pensou em fazer uma plástica de nariz ouviu relatos ou mesmo viu, através de pesquisas na internet, como o pós-operatório da cirurgia pode ser desafiador e requerer vários cuidados. Mas isso não é motivo para se assustar ou muito menos desistir do procedimento. Afinal, toda cirurgia plástica demanda preparação e uma série de cuidados tanto antes quanto depois. E procurar um médico de confiança faz toda a diferença na recuperação e nos resultados.

Recuperação e cuidados

Se existe um consenso entre os médicos, é a cicatrização, processo diferente para cada pessoa. São vários os fatores que devem ser considerados para definir uma boa cicatrização e um pós-operatório confortável. Ainda durante o pré-operatório, o cirurgião vai fazer uma avaliação completa do paciente. Isso serve para ele saber tudo o que pode ou não ser feito. Com esses dados ele terá condições de dar os melhores encaminhamentos à rinoplastia.

De acordo com os médicos da clínica Master Health, é importante também que o paciente esteja ciente do período necessário para repouso e cuidados para uma boa recuperação após a plástica. Afinal, não existem milagres, e são os cuidados no pós-operatório que vão definir a qualidade do resultado.

Durante alguns dias será preciso evitar exposição ao sol, exercícios físicos, ter cuidados especiais com higiene e alimentação e, é claro, conviver com o inchaço, natural após uma cirurgia plástica no nariz. A intensidade desse inchaço vai depender da resposta do organismo do próprio paciente. As indicações para um maior conforto na recuperação serão sempre passadas pelo médico.

Em quanto tempo vou ver os resultados?

Como citamos anteriormente, o inchaço é normal, e tende a desaparecer com o passar dos dias, mostrando o resultado final da rinoplastia. Em geral, o resultado final da plástica deve aparecer de 6 a 12 meses após o procedimento, quando todos os edemas já tenham passado. Nesse período, todo o acompanhamento deve ser feito pelo profissional.