Se você deseja fazer uma lipo, já deve ter ouvido falar em cânulas de lipoaspiração, certo? Mas também é muito provável que você tenha algumas dúvidas sobre ela, principalmente sobre como ela é utilizada.

E para que você passe pelo procedimento muito bem informada, vamos conversar com quem entende do assunto. Assim, conversamos com a Clínica de Cirurgia Plástica Master Health, que nos explicou tudo o que segue abaixo. Acompanhe!

O que são cânulas de lipoaspiração?

Criada na década de 70, a cânula de lipoaspiração nada mais é do que um tubo cilíndrico de metal para ser usado especificamente nessa técnica cirúrgica.

Atualmente, existem cânulas de diversas espessuras para atender aos vários tipos de lipoaspiração. As cânulas mais grossas possuem 6 mm e a mais fina possui 1,5 mm e seu comprimento é de 20 cm.

Quais são os tipos de cânulas de lipoaspiração?

 

Há dois tipos de cânulas. Tanto cânulas tradicionais são feitas de aço inoxidável cirúrgico e o que as diferencia é a empunhadura, feita de material plástico. Enquanto as primeiras precisam ser esterilizadas após cada procedimento, as descartáveis são jogadas fora assim que a cirurgia termina.

É nessa diferença que está a maior vantagem de se utilizar as cânulas de lipoaspiração descartáveis. Isso porque, embora uma esterilização correta minimize os riscos de contaminação por micro-organismos, mas com a versão descartável esse risco não existe.

Isso acontece porque as cânulas descartáveis esterilizadas são entregues ao cirurgião plástico lacrado. Essa cânula é considerada um avanço cirúrgico, mas seu uso é opcional, pois ela gela um maior custo para a cirurgia.

Porém, ao utilizá-las são evitadas infecções durante o pós-operatório, as quais são relacionadas à esterilização incorreta de equipamentos usados em cirurgias. Em alguns casos, a escolha do tipo de cânula pode ser feita em conjunto com o cirurgião plástico.

No entanto, alguns profissionais podem preferir trabalhar com apenas um modelo. Assim, o ideal é perguntar a ele durante a consulta, qual cânula ele utiliza. É sempre bom lembrar que as cânulas descartáveis elevarão o preço da cirurgia.

Como as cânulas de lipoaspiração são utilizadas?

 

Para utilizar a cânula, o cirurgião plástico a insere na incisão dos locais com excesso de gordura. O tubo cilíndrico penetra a incisão — que varia entre 5 e 7 mm — pela epiderme e derme até chegar a uma camada profunda de gordura.

Essa faixa é denominada lamelar e possui células molinhas, que são mais fáceis para aspirar. Neste momento, o médico liga a cânula ao lipoaspirador. Esse aparelho elétrico faz uma pressão para sugar a gordura, que vai para o frasco de coleta.   

Em geral, o médico começa o procedimento com a cânula mais grossa, que torna o processo mais rápido. Posteriormente, quando já há pouca gordura a ser retirada, ele passa para as cânulas de lipoaspiração mais finas. Em cada procedimento são usadas em média três cânulas a depender do tamanho da área a ser tratada.

Antes de começar a eliminar a gordura, as cânulas de lipoaspiração têm outra função. Por meio delas, o cirurgião plástico injeta uma solução formada por soro fisiológico e adrenalina. Esse liquido promove uma vasoconstrição que tem como objetivo diminuir o sangramento no local, que pode ocorrer durante o procedimento.

E então, gostou de aprender mais sobre as cânulas de lipoaspiração pra chegar no dia da cirurgia sabendo exatamente o que será feito? Legal, né? Que tal compartilhar este post com suas amigas nas redes sociais e mostrar a elas que você vai passar pelo procedimento de lipoaspiração com muita segurança?