Você já pensou em fazer cirurgia plástica? É, quando pensamos nisso, pode surgir uma gama de possibilidades e questionamentos. Aumentar, diminuir, ou levantar? Seja qual for a finalidade, existem vários tipos de cirurgias que podem ser realizadas de acordo com o seu objetivo.

A cirurgia plástica de mama, por exemplo, possui várias opções – aumento, diminuição, elevação ou reconstrução, nos casos de remoção de mama devido ao câncer de mama. Esses são só alguns tipos de cirurgia de mama, existem todas as outras modalidades.

Mas, dentre tantas possibilidades e modos, o pós-operatório é sempre o mais preocupante pelos pacientes, porém para que ele seja resolvido da melhor forma possível e sem nenhuma preocupação, é necessário uma conversa clara com o seu cirurgião plástico antes de fazer qualquer procedimento.

O período da recuperação é muito importante e o que garante sucesso em qualquer cirurgia plástica. Nesta etapa, o seu corpo trabalhará ativamente na cicatrização dos tecidos, removendo o inchaço e, aos poucos, permitindo que retorne às atividades cotidianas.

Dentre tantos questionamentos, você sabe quais são as principais perguntas que se deve fazer ao cirurgião plástica? Nós conversamos com a Clínica Master Health, que reuniu as principais, para que você tenha um pós-operatório tranquilo e muito confortável:

Vou fazer uma cirurgia plástica e agora?

  1. Tire todas as dúvidas sobre os medicamentos que você precisa tomar ou pode, quando uma dor bater. Siga a risca a receita médica, tome os medicamentos no horário e na dose correta. Não utilize pomadas ou remédios indicados por outras pessoas ou divulgadas nas redes sociais;

  2. Saiba quais são os movimentos que você pode e principalmente o que não pode fazer. Estas restrições dependem de cada cirurgião e da técnica utilizada na sua cirurgia plástica. Mas lembre-se, muitas vezes a dor vai embora depressa, porém a cicatrização ainda não está completa. Atente-se;

  3. Quando o assunto é alimentação, questione o seu cirurgião sobre quais serão os principais alimentos que você deve evitar. As proteínas e vitaminas nos alimentos são a base para uma boa cicatrização, dessa forma o pós-operatório não é o momento para fazer aquela dieta restrita. Lembrando que cada cirurgia plástica requer uma recuperação e até mesmo alimentação específica, questione;

  4. Cuidado com os impactos na região da cirurgia. Pergunte ao seu cirurgião a melhor forma de tomar cuidado com traumas e batidas na região onde a cirurgia plástica ocorreu, ele te mostrará as melhores técnicas para evitar os esbarrões acidentais e até mesmo as brincadeiras com as crianças e animais de estimação;

Agora que você já tem o seu check-list de perguntas preparados, não tenha medo de apostar em uma cirurgia plástica. Lembrando que, antes de qualquer coisa, pesquise sobre o seu cirurgião plástico e faça a sua avaliação médica, antes de fechar qualquer coisa.