Devido à vida agitada, muita coisa na cabeça e distração, algumas mulheres acabam esquecendo-se de tomar um comprimido, mas não precisa se desesperar!

O anticoncepcional é uma das alternativas mais seguras para quem deseja prevenir a gravidez. Porém, devido à vida agitada, muita coisa na cabeça e distração, algumas mulheres acabam esquecendo-se de tomar um comprimido. Nesses casos, não precisa se desesperar, existem medidas que podem ser tomadas (literalmente) para manter a eficácia do medicamento. Saiba como a seguir.

Em caso de esquecimento, o mais indicado é ler a bula do medicamento e seguir suas orientações. Isso porque as mesmas variam de pílula para pílula. Quem toma qualquer tipo de anticoncepcional (exceto as de uso contínuo) tem até 12 horas para tomar o comprimido esquecido, sem precisar se preocupar. Caso você exceda esse período, indicamos o que precisa fazer:

Pílula de 21 ou 24 dias (Diane 35, Selene, Yasmin, Mínima, Mirelle, Iumi) em caso de mais de 12h de esquecimento:

– Na primeira semana: tomar assim que lembrar e a outra no horário habitual e usar camisinha nos próximos 7 dias.

– Na segunda semana: tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas. Não é preciso utilizar camisinha.

– Da terceira semana em diante: tomar a pílula logo que lembrar e seguir a cartela normalmente, não fazer a pausa e iniciar uma nova cartela, logo a seguir, ficando sem menstruação.

Pílula de 28 dias (Micronor, Adoless e Gestinol) em caso de mais de 3h de esquecimento:

Tomar assim que lembrar e usar camisinha nos próximos 7 dias.