O seu tipo de rosto pode determinar quais são os cortes de cabelo, óculos e truques de maquiagem que ficam mais bonitos em você. Por isso, vamos mostrar algumas técnicas e dicas para você acabar de vez com essa dúvida:

1- A Técnica do Espelho

Essa técnica é uma das mais conhecidas e fáceis de fazer. É só prender o cabelo para trás, ficar de frente ao espelho e, com o uso de um lápis de olho ou batom, começar a desenhar o formato do seu rosto no espelho através da imagem refletida. Importante ignorar as orelhas nesse processo.

2 – Trace Linhas Imaginárias

As linhas imaginárias permitem que você tenha uma noção das distâncias que cada lado da sua face possui. Você deve olhar para o espelho e imaginar uma linha vertical no meio do rosto, indo do início da testa até o queixo; e uma linha horizontal dividindo o rosto ao meio, na altura da maçã do rosto. Essas linhas ajudam a determinar a angulação e saber o comprimento e a largura que delimitam o formato do seu rosto.

3 – Tire uma Selfie

Se você tiver dificuldade com as linhas imaginárias, uma alternativa é utilizar uma selfie e o editor de fotos. Desenhe, além das linhas horizontal e vertical no meio do rosto, uma linha horizontal no meio do queixo e outra linha horizontal no meio da testa. Faça pontos nas extremidades das retas e ligue-os. Dessa forma, você terá uma disposição mais geométrica do seu rosto.

4 – Utilize aplicativos para saber o formato do seu rosto

Uma das maneiras mais práticas de como saber o formato do rosto hoje em dia é utilizar aplicativos de celular que já realizam essa análise automaticamente. Você escolhe uma selfie onde seu rosto esteja com uma boa iluminação, sem maquiagem, óculos ou outros adereços, faz o upload da foto e deixa o aplicativo realizar o trabalho para você.

Feito isso, você descobrirá qual é o seu formato de rosto: redondo, oval. quadrado, triangular… E assim, nas próximas compras de óculos ou cortes de cabelo, informe ao profissional o seu formato de rosto e veja a diferença que faz!