As normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) servem para garantir a segurança e o conforto máximo do paciente nos procedimentos cirúrgicos.

Se você esteve procurando por cirurgias plásticas, provavelmente se deparou com as normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), mesmo porque, é por causa delas que você não consegue encontrar na internet (salvo em grupos privados de pacientes) fotos de antes e depois ou valores oficiais de clínicas.

Por mais que essas “regras” pareçam ser chatas, elas resguardam a segurança e o respeito aos pacientes, além de evitar que uma técnica cirúrgica se banalize. Lembre-se que estamos falando de medicina!

Mas você conhece todas as normas da SBPC?

Com a ajuda dos médicos cirurgiões da Master Health, reunimos as principais normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para você ir além dos conhecimentos básicos. Confira:

  1. A cirurgia plástica não poderá ser realizada sem o Termo de Consentimento Informado assinado.
  2. A cirurgia plástica só pode ser realizada em hospitais com segurança, que tenham plantonistas, UTI, alvarás em dia… Enfim que tenham a estrutura necessária para que o paciente seja cuidado e operado da melhor maneira possível.
  3. Os cuidados operatórios (antes, durante e depois) devem prevenir embolia pulmonar e trombose. Exemplos desses cuidados são: massagem nas pernas após a cirurgia; usar meias compressivas; proibir o fumo e uso de determinados medicamentos antes do procedimento, etc.
  4. Deve-se evitar operar pacientes com IMC > 35. Pacientes com obesidade devem ser bem avaliados antes da cirurgia e com cuidados redobrados.
  5. Antes da cirurgia plástica, deve haver uma avaliação com anestesista.
  6. No caso da lipoaspiração, é permitido retirar até 7% do peso do corpo ou 40% da superfície corpórea.
  7. Caso seja necessário mudar a posição do paciente durante a operação, essa mudança deve ser realizada com o máximo de cuidado.
  8. Não se deve associar mais de 3 plásticas na mesma cirurgia.

E, claro, é estritamente proibido divulgar fotos de antes e depois de pacientes e valores de procedimentos.