Saiba como conciliar os dois tipos de atividades físicas para obter o resultado desejado no seu corpo

Ter um corpo em forma e turbinado é o desejo de (quase) toda mulher, certo? Mas na hora de iniciar os exercícios, surge a dúvida: “Aeróbico ou Musculação?”. Há quem diz que um anula o outro, e há quem estimule a prática dos dois juntos. Viemos esclarecer mais sobre essa questão nesse post.

É cientificamente comprovado que as proteínas musculares são quebradas e utilizadas para produzir energia durantes os exercícios aeróbicos. Porém, ninguém permanece constantemente quebrando e reconstruindo tecido muscular. Sim, o praticante de musculação pode perder um pouco de músculo ao fazer o treino cardiorrespiratório em excesso, afinal, essa atividade feita em exagero acelera o lado catabólico (que fadiga os músculos). Por outro lado, se o tempo de exercício aeróbico for de até 45 minutos, o resultado é positivo.

Como realizar os exercícios de acordo com o seu objetivo:

  • Emagrecer: primeiro realize o treino de musculação, dessa forma, o organismo utilizará os carboidratos como principal fonte de energia, diminuindo as reservas dos mesmos. Ou seja, quando você iniciar a parte aeróbica, queimará gordura mais rápido.
  • Ganho de massa muscular: a indicação é realizar, três vezes por semana, 20 minutos de treino aeróbico (não excedendo 30 minutos de atividade), imediatamente após a musculação.

É importante lembrar que a prática de atividades físicas é benéfica não só para a parte física, como para a mental também!