Esclareça suas dúvidas antes de realizá-la

Conversamos com algumas futuras pacientes e relacionamos suas mais freqüentes perguntas. Marco Antonio, especialista em maquiagem definitiva, respondeu-as.

F.L. – É possível desfazer a maquiagem se não se gostar do resultado?

M.A. – Como o nome já diz, ela é definitiva. Depois da cicatrização, é impossível tentar despigmentar ou utilizar o laser, por isso tenha certeza do que deseja e procure um bom profissional, que deverá simular um teste antes.

F.L. – Quanto tempo permanece o efeito?

M.A. – De cinco a dez anos, mas faça uma nova sessão a cada dois anos, pois o organismo promove a renovação celular e as cores podem desbotar um pouco.

F.L. – Após a intervenção, quais os cuidados que se deve ter?

M.A. – Utilizar uma pomada indicada pelo profissional de duas em duas horas e durante as primeiras duas semanas. Além disso, evitar o vapor, atividades que façamsuar, molhar e o sol, pois pode alterar a cor.

F.L. – Há risco de alergia?

M.A. – O profissional realiza um teste antes e o material é totalmente hipoalergênico. Algumas peles muito sensíveis sofrem uma pequena irritação somente durante o processo.

F.L. – A maquiagem deixa o visual carregado?

M.A. – A pessoa tem que estar bastante decidida, pois haverá uma mudança naquela aparência que ela vê todo dia refletida no espelho. Ela tem que gostar de estar maquiada. É possível realçar os traços com pigmentos cor-de-pele deixando um aspecto bem natural.

F.L. – O procedimento é dolorido?

M.A. – Trinta minutos antes do início, é aplicado um anestésico tópico. O procedimento incomoda um pouco, mas é suportável.

F.L. – Quando desbotam, as cores ficam azuladas?

M.A. – Existe material próprio para esta técnica. Além disso, é necessário que o profissional tenha formação em colorimetria, ou seja, tenha conhecimento profundo em mistura de cores.

F.L. – Existe algo que não seja recomendado fazer?

M.A. – Nunca usar tom preto ou cinza nas sobrancelhas e não utilizar a técnica para aumentar os lábios alterando o contorno. O resultado é muito artificial. No caso dos olhos, o ideal é fazer somente na parte superior.