Ganhar um abdômen novo e lisinho é o desejo de quem busca ambas as técnicas. Afinal, quem não sonha em poder usar biquíni ou ficar sem camisa sem exibir uma barriga gordinha e cheia de pelanca?

Por causa disso, os dois procedimentos, lipoaspiração e abdominoplastia, estão entre os mais procurados por quem deseja fazer uma cirurgia plástica. Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm várias dúvidas sobre eles, principalmente na hora da escolher qual realizar.

Por quê? A razão é simples, é muito comum fazer confusão com ambos. A maioria das pessoas acredita que lipoaspiração e abdominoplastia são sinônimos.

Mas não são. Aliás, eles são bem diferentes, ainda que sejam complementares. Isso porque, quando se faz uma lipoaspiração é comum que a pessoa sinta vontade ou necessidade de fazer a abdominoplastia.

Mas afinal, qual a diferença entre lipoaspiração ou abdominoplastia e para quem os procedimentos são indicados? Confira e tire a dúvida de uma vez por todas!

Qual a diferença entre Lipoaspiração e Abdominoplastia?

Lipoaspiração

Essa cirurgia tem por objetivo a retirada de gordura de uma região. Normalmente, o abdômen é a área mais procurada devido à facilidade do acúmulo de gordura no local.

Como é feita

É introduzido cânulas na pele que chegam à camada de gordura, que é aspirada através de um sistema a vácuo.

Pós-operatório

O paciente deve ficar em total repouso por duas semanas e voltar às suas atividades aos poucos. O resultado final é visto após seis meses. As cicatrizes são bem pequenas, aproximadamente 4mm, e quase não são visíveis após esse período.

Para quem a lipoaspiração é indicada?

A lipoaspiração é recomendada para quem deseja retirar aquela gordurinha localizada que é difícil de sair com exercícios e dieta. Dessa forma, ela não é recomendada para quem deseja emagrecer.

Além disso, nesse procedimento a pele não é retirada, então não são tratados casos de flacidez que a pessoa já tenha ou possa vir a ter após a realização da lipoaspiração.

 

Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo retirar o excesso de pele e redução da flacidez do abdômen, sem, no entanto, a retirada de gordura. No procedimento, a musculatura da região também é restaurada, com isso, a área fica mais firme e com um contorno mais definido.

Como é feita

É realizada uma incisão na parte inferior do abdômen, que pode ir de uma ponta a outra do abdômen. A partir daí, uma pequena quantidade de tecido gorduroso é queimado, o excesso de pele é retirado e os músculos abdominais costurados. Por fim, a pele é esticada e a incisão fechada.

Pós-operatório

O paciente tem que usar dreno por alguns dias para a retirada do líquido e ficar em repouso nas primeiras semanas. Após seis meses o resultado final ficará visível.

Para quem a abdominoplastia é indicada?

Essa cirurgia, geralmente, é realizada por pessoas que perderam muito peso resultando em grande acúmulo de pele. Ela ainda é muito procurada por mulheres após a gestação, ou repetidas gestações.

Posso fazer lipoaspiração e abdominoplastia juntas?

Sim. Essa técnica é chamada lipo-abdominoplastia e consiste na associação desses dois procedimentos. Mas cada caso deve ser avaliado pelo cirurgião que decidirá o que trará mais benefícios e menos risco ao paciente.

No entanto, se você deseja se livrar da gordurinha localizada e da flacidez e agora que entende as diferenças ficou com vontade de fazer lipoaspiração e abdominoplastia, saiba que, se não der para fazer ambas no mesmo dia, é possível fazer a lipoaspiração primeiro e depois a outra. É claro que você terá que respeitar um prazo entre uma e outra. O seu cirurgião avaliará a melhor solução para deixar sua barriga enxuta!