Que ela é a cirurgia plástica queridinha de todo mundo porque elimina a gordura localizada e remodela o corpo você já sabe. Porém, na hora de decidir marcar ou não o procedimento, muitas mulheres ficam em dúvida: será que a lipoaspiração deixa cicatriz?

Se você também tem essa dúvida, não pode perder este post! Vamos explicar quais são as marcas que a lipoaspiração pode (ou não) deixar no seu corpo. Assim, ficará muito mais fácil saber se vale a pena fazer essa cirurgia!

Como é feita a lipoaspiração?

Por meio da lipoaspiração, o cirurgião plástico retira a gordura que fica abaixo da nossa pele, também chamada de subcutânea. O instrumento usado para despedaçar e sugar o tecido adiposo é a cânula.

A cânula se parece com um canudo de metal. Porém, ela tem a ponta afiada, para que possa furar o tecido adiposo e despedaçá-lo. Ela fica acoplada a um outro equipamento, que suga a gordura.

Portanto, os únicos cortes feitos externamente na pele de quem faz a lipoaspiração são aqueles pelos quais a cânula é introduzida. Como ela é um instrumento fino, esses cortes são minúsculos.

Quando o médico introduz a cânula debaixo da pele, ele faz movimentos de vaivém. Assim, ele quebra o tecido gorduroso em pequenos pedacinhos, que são instantaneamente eliminados da região operada.

A lipoaspiração deixa cicatriz?

Agora que você já entendeu como é feita a lipoaspiração, fica muito mais fácil entender por que não é preciso se preocupar com as cicatrizes.

Na maioria das vezes, as incisões para a entrada da cânula têm cerca de 0,5 cm. Portanto, as marcas são muito pequenas.

Além disso, o médico procura fazer essas incisões em dobras naturais da pele. Então, se você fizer uma lipoaspiração na barriga, por exemplo, o corte será feito no umbigo.

Para quem vai lipoaspirar os braços ou aquela gordurinha que se acumula ao lado da alça do sutiã, a incisão fica escondida nas dobras das axilas, e assim por diante.

Portanto, realmente não há motivos para se preocupar com cicatrizes externas da lipoaspiração. Elas geralmente ficam escondidas e, mesmo que apareçam, são muito discretas.

A lipoaspiração deixa cicatrizes internas?

Porém, não é porque a lipoaspiração não deixa cicatrizes externas que você não deve se cuidar no pós-operatório.

Por baixo da pele, no local onde a gordura ficava acumulada, também irá ocorrer um processo de cicatrização. Nessa região, o colágeno pode ser produzido de forma desorganizada.

Nesses casos, pode acontecer o que os médicos chamam de fibrose. A região fica enrugada, áspera e com uma aparência feia, prejudicando o resultado da cirurgia.

No entanto, você pode prevenir esse problema. Aliás, a maioria das mulheres que fazem lipoaspiração não têm nenhuma dificuldade com a fibrose.

Para evitá-la, é só seguir à risca as orientações do médico para o pós-operatório. Use a cinta modeladora, exatamente como ele recomenda e faça as sessões de drenagem linfática. Elas são essenciais para uma boa recuperação após a lipoaspiração.

Se você queria saber se a lipoaspiração deixa cicatriz, agora já tem a resposta! Ainda ficou com alguma dúvida sobre essa cirurgia? Deixe sua pergunta nos comentários. Teremos prazer em responder!