Ingerir líquido durante as refeições realmente engorda? Será que aquele suco ou água (refrigerante não!) tomado durante a refeição engorda? Qual seria o motivo disso? O Fique Linda te explica

Ingerir líquidos é um dos hábitos mais comuns durante a refeição, e o que pouca gente sabe é o efeito que isso pode trazer ao nosso corpo. Será que realmente engorda e nos faz comer em quantidade? E qual seria o motivo disso? O Fique Linda te explica!

Engorda mesmo?

O líquido tomado durante a refeição não engorda, porém dilata o estômago, provocando uma sensação de inchaço abdominal. Essa dilatação irá reduzir a sensação de saciedade, te fazendo consumir mais alimentos, levando a um excesso alimentar durante o dia, ou seja, é aí que o aumento de peso acontece.

Interfere na digestão?

O suco gástrico é necessário durante a digestão dos alimentos para que determinados nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Ao ingerimos líquido em excesso nas refeições, essa substância fica diluída, fazendo a digestão ser comprometida. O resultado disso? Problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, etc.

Como me manter hidratada?

É importante não criar o hábito de ingerir líquidos nas refeições para evitar o aumento da elasticidade do estômago.  Profissionais da clínica Master Health nos contaram que os líquidos devem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Se para você é muito difícil ficar sem tomar nada nas refeições, o indicado é ingerir no máximo um copo de 150 a 200 ml.