O aplicativo é utilizado em São Paulo e possibilita que a vítima envie mensagens de texto diretamente para a central do metrô ou do trem pelo próprio celular, tendo duas opções: SMS Urgente, que envia apenas a mensagem “Estou sofrendo abuso!” com a opção de a vítima informar o número do veículo em que se encontra, e SMS detalhada, que permite o envio de informações adicionais, como a linha do trem, o sentido, a próxima estação e outros detalhes, como a roupa do abusador.

Além disso, a usuária pode fazer soar uma sirene, chamando atenção de outros passageiros. E na opção de mensagem detalhada, o usuário tem a opção de notificar outras atitudes, como comércio ambulante, vandalismo, furto, roubo, ar condicionado desligado e qualquer outra situação estranha.

Com a recente atualização no aplicativo, agora as pessoas também podem ver o que está acontecendo nas linhas dos metros e trens por meio do feed. Também podem avisar que vão se atrasar no trabalho ou outros compromissos, enviando uma declaração de problemas pelo próprio HelpMe.

Se assim como nós você luta contra o abuso e não silencia esse tipo de situação, esse aplicativo pode ser seu aliado, pois com ele fica mais fácil identificar o abusador e prevenir novos abusos. Não custa baixar e dar uma olhadinha, né?!