Não precisa ser março para ser o dia, o mês ou a época da mulher. A força, garra, dedicação, delicadeza e grandeza de TODAS as mulheres merecem ser exaltadas todos os dias!

Luta por igualdade, combate ao abuso e preconceito e muitas outras lutas que as mulheres brasileiras enfrentam é motivo de orgulho. Por isso, separamos 5 nomes de mulheres que marcaram nossa história e servem de inspiração para todas nós. Por tanto, inspire-se!

1) Maria da Penha

Maria da Penha foi uma das mulheres brasileiras com história de luta mais impactantes dos últimos anos. Ela sofreu durante tempos agressões do seu marido, que chegou a uma tentativa de homicídio com tiros e ainda tentativa para eletrocutá-la. Após longos 19 anos de processo e muita luta pelos seus direitos o marido foi condenado a oito anos de prisão, mas permaneceu apenas dois anos preso. Isso motivou uma jornada em busca de justiça e chegou até a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, que exigiu uma nova lei no Brasil! Foi assim que surgiu a Lei Maria da Penha.

2) Marta

A brasileira Marta é considerada a melhor jogadora de futebol da história. Já ganhou cinco vezes o título de melhor jogadora do mundo e também é a maior artilheira da história das Copas do Mundo de futebol feminino. Quem disse que mulher não gosta de futebol?

3) Chiquinha Gonzaga

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida por Chiquinha Gonzaga, foi uma das mulheres brasileiras de maior sucesso artístico da história! Compositora e autora de mais de duas mil músicas de diversos gêneros, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, lutando também por direitos fundamentais como o fim da escravidão e fim da monarquia.

4) Carmem Miranda

Um dos maiores ícones das mulheres brasileiras não nasceu aqui. Carmen na verdade é de Portugal e chegou ao Brasil com apenas um ano de idade, então tomamos a liberdade de incluí-la na lista de mulheres brasileiras para se inspirar!  

Ela foi a principal responsável por colocar o país em destaque no showbiz internacional e chegou a ser a mulher mais bem paga dos Estados Unidos. Conseguiu alavancar o tropicalismo, que é considerado o mais importante movimento cultural da história do Brasil.

5) Marielle Franco

E por último, mas nada menos importante. Marielle: mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré. Era socióloga com mestrado em Administração Pública. Foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos. Foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava com 13 tiros que atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes.

Quando morreu, Marielle se tornou semente, fazendo com que milhões de Marielles em todo o mundo levantassem na luta pelos direitos das mulheres.