Em homens e mulheres, a lipoaspiração tem a mesma finalidade, remover a gordura indesejada que não foi possível eliminar com dieta e exercícios. Se é assim, por que se diz que existem diferenças entre lipoaspiração masculina e feminina? Continue lendo e entenda.

Quais são as diferenças entre a lipoaspiração masculina e feminina?

Ainda que as técnicas usadas na lipoaspiração masculina e feminina sejam as mesmas, elas são realizadas para a obtenção de resultados diferentes, devido aos biótipos feminino e masculino. Assim, o cirurgião plástico esculpirá o corpo segundo as características encontradas em cada gênero.

Um exemplo pode deixar a explicação mais clara. Se uma mulher é submetida a uma lipoaspiração na região abdominal, é comum que o médico retire não apenas a gordura localizada na área da barriga, como também dos lados, para que a cintura fique bem delineada e a mulher com corpo de violão.

No entanto, na lipoaspiração masculina da região abdominal, a área a ser moldada é outra, não havendo necessidade de retirar muita gordura das laterais do corpo. Isso porque, o resultado precisa ser totalmente diferente. A cintura ideal dos homens não possui os pneuzinhos ou o excesso de gordura que costumam acumular nessa região, mas também não é “acinturada” como a de uma mulher, mas sim reta.

Assim fica mais fácil entender as diferenças entre lipoaspiração masculina e feminina, pois o objetivo é deixar o corpo masculino com a forma atlética, ou seja: abdômen definido, cintura reta, tórax e ombros largos.

Quais são as indicações da lipoaspiração masculina?

 

Como dito anteriormente, esse tipo de procedimento não é indicado para o tratamento da obesidade. Assim, ela é indicada para homens que estão com o peso desejável, ou muito perto disso, e desejam remover apenas uma pequena quantidade de gordura acumulada nas regiões que iremos citar abaixo — sempre aspirando, no máximo, 7% do volume total de gordura corporal, para a segurança do paciente.

 

Quais são as áreas preferidas para a lipoaspiração masculina?

Os homens procuram um cirurgião plástico para fazer lipoaspiração em áreas como:

Abdômen

É cada vez mais comum a procura do procedimento por homens, que estão cada vez mais vaidosos e, assim, sonham com uma barriga lisinha. Já o efeito dos gominhos no abdômen (ou six-packs), pode ser conseguido com a chamada lipoaspiração de alta definição.

Nessa técnica, o cirurgião plástico aspira, cuidadosamente, as áreas do abdômen com depósitos de gordura. Com isso, o médico consegue evidenciar a parede muscular que antes estava coberta pelo tecido gorduroso, deixando as saliências e depressões bastante visíveis. O homem passará a exibir um abdômen “sarado”.

Flancos (a região da cintura)

Flanco é o nome da área lateral do abdômen (cintura). Essa região tem grande tendência de acumular gordura. Em geral, os métodos tradicionais de emagrecimento não costumam surtir efeito para tornear essa área. Assim, a lipoaspiração é muito indicada nesses casos.

Mamas

O acúmulo excessivo de gordura nas mamas também incomoda muito os homens, que, costumeiramente, reclamam de não poderem usar camisetas mais justas, pois elas destaca o volume dessa área, ficando com a aparência feminilizada, gerando constrangimento.

Mas é importante alertar que, em alguns casos, o maior volume das mamas não é causado pelo excesso de gordura, e sim por um problema chamado ginecomastia. Para avaliar de qual caso se trata, é necessário consultar um cirurgião plástico que fará a avaliação correta.

A região peitoral, os braços e a papada também são áreas muito buscadas por homens que desejam fazer lipoaspiração.

Por fim, é importante deixar claro que a lipoaspiração não se trata de um procedimento definitivo. Dessa forma, para manter os resultados obtidos é necessário adquirir e manter hábitos saudáveis. Se o paciente não se disciplinar, poderá recuperar toda a gordura eliminada e perderá a estética corporal conquistada.