Você sabia que existem alimentos capazes de mudar nosso humor? É isso mesmo, pesquisas recentes mostram que os alimentos certos podem melhor seu humor. Confira a lista que relaciona alimentos e humor e promete te trazer ainda mais felicidade e mantenha sempre a listinha de compras com esses itens!

Pesquisadores da Universidade de Siena, na Itália, revisaram um estudo de 2017 feito por um grupo de psiquiatras, em que o resultado, publicado no segundo semestre do ano passado, mostrou que 94% dos pacientes que apresentavam quadro de depressão tinham níveis de vitamina D abaixo do recomendado.

Além disso, existem inúmeros outros estudos sendo conduzidos que apontam uma relação direta entre o estômago e o cérebro, apresentando que o que entra pela boca e chega até o estômago impacta algumas funções cerebrais, entre elas, as emoções.

Confira os alimentos indicados para ajudar a melhorar o humor

Peixes oleosos 

Peixes oleosos e óleos de fígado de peixe, ricos em ômega, são os que têm maior concentração de vitamina D. Além disso, outra opção é apostar em alimentos que são fortificados com vitamina D.

Chocolate 

Existem três compostos bioativos no chocolate: a teobromina, o magnésio e a feniletilamina. Esse conjunto de elementos ajuda a melhorar o estado emocional, devido a um estímulo que elas fazem no sistema nervoso central. Mas isso vale para o chocolate 70% cacau, que traz os benefícios sem a grande quantidade de gordura, sobretudo a gordura hidrogenada, existente dos chocolates ao leite, que causa muitos malefícios.

Mel 

É outro alimento que pode modular a produção de neurotransmissores, já que possui minerais bem interessantes como o potássio, que tem ação antidepressiva. Só que ele tem um índice glicêmico elevado o que, por um lado, dá um pique de energia, mas por outro pode dar o efeito rebote, porque tem uma queda e o corpo pede mais.

Banana 

Também tem efeito comprovado de estimulação de serotonina. Ela ainda é fonte de magnésio, que ajuda na produção desse neurotransmissor.

Ovo 

Ele tem uma substância chamada colina que, além de ajudar a preservar a memória, também atua na produção de serotonina e é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido conhecido por elevar os níveis de serotonina.

Brócolis, grão de bico, feijão azul 

Têm ótima quantidade de triptofano, que ajudam na conversão de serotonina, portanto, é uma ótima opção para dar um UP no humor.