Você acha lindo aqueles cães da tv que sabem fazer mil acrobacias, pois saiba que é possível você mesmo ensinar alguns truques para seu pet ser a estrela da casa

Com um pouco de paciência e carinho os próprios donos podem ensinar comandos simples para cães que nunca foram adestrados, que bichinhos de qualquer idade podem aprender.

Para começar os ensinamentos, é importante saber que:

  • é recomendável que se use recompensas especiais para atrair a atenção do peludo;
  • de forma alguma use violência para educar o cãozinho. Se o dono for carinhoso, o cachorro vai gostar cada vez mais de aprender e de executar os comandos, porque relaciona os pedidos com coisas boas.
  • também é importante que você esteja relaxado e o seu cão também. Nunca perca a paciência, entenda que alguns cães demoram um pouco mais para aprender os comandos;
  • use objetos que mais agradam seu bichinho, tais como petiscos, brinquedos, ou carinho como forma de premiação. O importante é usar o que o deixe mais feliz.
  • diga sempre a mesma palavra de ordem para descrever o comando. Assim, ele associará a palavra à ação.

A hora do show

A treinadora de cães Cláudia Pizzolato mostra como ensinar a seu cão alguns truques. Confira!

1. Pedir por favor

Seu cachorro quer um biscoito? Um brinquedo? Quer sair? Então fale para ele Por favor. Leve-o para perto de uma quina de parede e faça-o sentar. Com a mão direita segure o biscoito ou o brinquedo predileto logo acima do focinho dele e dê o comando “por favor” em um tom de voz calmo e alegre, uma única vez. Com a mão esquerda, segure uma pata e ajude-o a ir ligeiramente para trás, fazendo com que ele se apóie apenas nas patas traseiras. Ao mesmo tempo, vá colocando a sua mão direita para trás da cabeça do peludo, acompanhando o movimento do corpo dele. Assim que ele conseguir se equilibrar, por um segundo que seja, faça festa e dê o biscoito ou brinquedo para ele. Só então o deixe descer, ainda apoiado na sua mão.

2. Onde está o biscoito?

Bote a cabeça e o nariz do seu cachorro para funcionar, quando ele precisa acertar em que mão você escondeu o biscoito para ganhar o prêmio. Mantenha os biscoitos em uma petisqueira ou em um saquinho dentro do seu bolso traseiro. Segure um biscoito com a mão direita, atrás das suas costas, e esfregue o biscoito entre os dedos e a palma da mão. Repita o atrito com a mão esquerda vazia na sua calça. Com as mãos fechadas, cruze um pulso por cima do outro, e apresente-as a ele. Deixe-o cheirar por alguns segundos as duas mãos e pergunte: onde está? Em seguida, abaixe as mãos suavemente e coloque a que está com o biscoito (a mão direita) por baixo da patinha do seu cão. Levante novamente as mãos e mantenha a patinha dele apoiada nela. Abra a mão com o biscoito de forma bem alegre, faça muita festa e entregue o grande prêmio.

3. Que vergonha!

Quem resiste a um cachorrinho com cara de pidão, tentando esconder os olhos, fingindo que está com vergonha? Para isso, separe um pedaço de linha comprida (uns 25 a 30 cm). Espere seu pet estar deitado, relaxado perto de você, mas não com sono, e segure a linha em uma das pontas e deixe a outra passar de levinho no focinho dele, fazendo uma cosquinha. É só esperar ele passar a patinha no focinho para coçar e falar o comando: que vergonha! (seja teatral). Quando ele acabar de coçar, dê um pedacinho de petisco e faça muita festa.

Para se divertir

Tenha certeza de que o cão está se divertindo e não ficando irritado. Truques são legais e ajudam muito as pessoas a interagirem com o seu cão de forma positiva. Os cães são sensíveis e percebem logo quando as pessoas apreciam seus dotes e a companhia deles e, principalmente, quando seus donos ficam orgulhosos. Pratique e divirta-se, mas não se esqueça de que a obediência básica é o mais importante para os cachorrinhos que precisam conviver com os humanos e facilita o aprendizado de qualquer truque.
Consultoria:
Cláudia Pizzolato, treinadora de cães.
www.lordcao.com.br