Além da sensação de limpeza e dos perfumes agradáveis, os sabonetes também agem a favor da sua pele

Confira na matéria.O que a leva a comprar um sabonete? O perfume? O preço? Claro que isso também é importante, mas o essencial ao eleger um produto para limpar sua pele todos os dias é observar se ele cumpre as necessidades básicas de um bom banho: eliminar células mortas, poeira, suor e excesso de óleo produzido pelo corpo. Além disso, a tecnologia cosmética, ao agregar benefícios como hidratação e proteção da pele, deve influenciar cada vez mais sua escolha.

Porém, ao chegar no supermercado, você se depara com dezenas de possibilidades na prateleira de sabonetes. E agora, o que fazer? A primeira decisão deve ser entre o sabonete em barra e o líquido. Ambos podem fazer maravilhas pela sua pele, mas é preciso saber que eles não são iguais – e isso não diz respeito apenas ao formato.

A principal diferença está na fabricação. Para o sabonete em barra ter forma, ele precisa de uma base composta por gorduras (vegetais ou animais) e soda cáustica. Depois disso, são adicionados preservativos, corantes, perfumes e outros produtos para a proteção específica da pele. A etapa final é a prensagem do sabonete.

O sabonete líquido, por sua vez, passa por uma única etapa para ser fabricado, pois ele é resultado da simples mistura de uma base química líquida com os preservativos, corantes, perfumes e produtos como hidratante, que vão agir de forma especial na pele. Por isso, mais produtos podem ser adicionados à fórmula sem prejudicar o produto final. Outra vantagem do sabonete líquido é seu pH neutro, ou seja, mais próximo ao pH da pele humana.

Existe, ainda, o sabonete bifásico. Dois frascos – um contendo hidratante e o outro, detergente sintético – são acoplados em uma embalagem e o produto só se mistura quando você comprime o frasco. Esse tipo de sabonete já é muito popular na Europa e nos Estados Unidos, mas chega aos poucos no Brasil. Se você quiser experimentar, pode procurar por ele em lojas de produtos importados.

É importante que, ao escolher seu sabonete, você leve em consideração seu tipo de pele. As oleosas requerem limpeza mais profunda, enquanto as secas precisam de limpeza aliada a hidratação.

Sabendo disso, leia bem a embalagem do produto, veja que benefícios ele proporciona (alguns sabonetes tratam até a acne) e para que tipo de pele é indicado. Se precisar de ajuda, passe por uma consulta com um dermatologista. O banho, além de limpar sua pele, irá deixá-la totalmente renovada.