Todo mundo sabe que o sol pode queimar a pele, mas poucos se lembram que ele também pode danificar os cabelos

É que a estrutura da haste capilar é composta de matéria orgânica e, como tal, sofre com a ação dos agentes agressores, como raios solares, cloro e sal do mar.

Tratamentos químicos, como tinturas, abrem as escamas dos fios, fragilizando-os e facilitando a quebra. No caso de fios claros, a ação do cloro facilita a alteração da cor; com o tempo, eles podem acabar esverdeados. Mas quem possui os fios naturais também deve se cuidar. Veja o que fazer para evitar danos maiores.

Proteção

Para evitar que o sol danifique os cabelos, passe creme de pentear do tipo que dispensa enxágüe antes de ir à praia ou piscina. Há bons produtos no mercado e seu dermatologista pode prescrever um com filtro solar. Como complemento, use boné ou chapéu de abas largas. Como o uso desses acessórios pode esquentar o couro cabeludo – o que pode levar até mesmo à queda -, dê preferência aos modelos furadinhos, que permitem a troca de ar.

Lave os fios após a praia ou piscina

Assim que sair do mar ou da piscina, enxágüe os fios com água corrente. Se não estiver disponível, acostume-se a levar uma garrafinha com água para essa finalidade. E reaplique o creme de pentear para hidratar os fios.

Atenção ao xampu

Quem possui cabelos loiros ou clareou os fios deve usar uma vez por semana xampus anti-resíduos para retirar o cloro. Já quem possui cabelos oleosos deve verificar se não é necessário trocar o produto por um para cabelos normais, por exemplo, pois nessa época do ano os fios ficam mais ressecados.

Capriche no creme

Mistos ou crespos, os fios devem receber doses generosas de condicionadores e cremes do tipo leave-in, que podem permanecer nos fios após a lavagem. Mas nunca no couro cabeludo. Use o produto do segundo terço do comprimento para as pontas dos fios.

Incremente a hidratação

Estabeleça uma rotina de hidratação dos cabelos, seja em casa (duas vezes por semana) ou no salão (quinzenalmente). Se usar touca ou papel alumínio, deixe o creme por 20 minutos (salvo recomendação diferente do fabricante). Se não empregar nada que esquente os fios e facilite a absorção da fórmula, aumente o tempo para 40 minutos.

Reduza as colorações

Se o motivo não for camuflar os fios brancos, espace as colorações de 20 em 20 dias para 45 em 45 dias. Ou troque a tintura por tonalizantes, que alteram a cor sem agredir tanto a estrutura do fio.

Evite secadores elétricos

Quando for indispensável utilizá-los, proteja os cabelos com produtos termoativados, que protegem os cabelos contra os efeitos nocivos do calor. Em seguida, aplique produtos à base de silicone nas pontas. Uma idéia é tentar utilizar métodos não agressivos para alisar os fios, como a touca