Saiba como evitar aquela dor muscular que ninguém gosta após o treino com as dicas que o Fique Linda separou para você!

Sentir dor muscular no dia após o exercício físico traz a sensação de que o dever foi cumprido e que o objetivo foi alcançado.  Porém não é bem assim que funciona, e nós do Fique Linda viemos te explicar melhor sobre isso.

As dores musculares que costumam aparecer (principalmente) depois do primeiro dia de treino são resultados de fatores químicos em desequilíbrio. Elas aparecem para alertar que a reserva natural de energia se esgotou. Com a intenção de suprir a necessidade do músculo, nosso corpo inicia um processo de trocas. Elas resultam em resíduos que, ao se acumularem, provocam dor.

Mas temos uma boa notícia. Quando conhecemos as causas da fadiga muscular, rapidamente podemos preveni-las, ganhando em saúde e melhor rendimento nos treinos. Para isso, basta você…

– Incluir carboidratos (como pão, batata, arroz, macarrão…) nas principais refeições do dia;

– Não treinar de estômago vazio: se você está há mais de três horas sem comer, procure ingerir barrinhas de cereal, frutas (a banana é altamente recomendada) ou qualquer outra fonte de carboidrato 30 minutos antes de iniciar o treino;

– Beber em torno de 1 a 2 litros de água diariamente. Isso auxilia a precaução e remoção da fadiga muscular após o exercício;

– Continuar no ritmo: não é porque você está com dor em algum lugar que deve ficar de repouso no dia seguinte. O melhor a fazer durante a recuperação do treino é praticar exercícios para outras regiões musculares ou atividades leves. Assim seu corpo irá entender seu novo ritmo, se prevenindo melhor para as próximas vezes.